02/09/2021

EaseUS Partition Master – Licença E Preços – Análise 2021

EaseUS Partition Master - Licença E Preços - Análise Geral

Introdução

EaseUS Partition Master Professional tem muitos recursos em seu arsenal. Usei um disco rígido externo de 1 TB para testar todos os recursos que pude e funcionou muito bem. As operações de partição foram diretas e fáceis. A limpeza de todos os dados de um disco rígido demorou muito para terminar, mas os resultados foram ótimos, pois a ferramenta de recuperação de dados que usei não encontrou um único arquivo recuperável. Tive um problema ao migrar o sistema operacional para o disco rígido e criar um disco inicializável. Embora o problema com o sistema operacional fosse principalmente da minha parte, criar um disco inicializável não funcionou como o programa afirma. Tive que usar um programa diferente com o ISO do EaseUS para fazer o disco de boot.

Dito isso, o Partition Master Pro fez o que deveria fazer muito bem. Existem algumas áreas que têm espaço para melhorias, mas definitivamente não são um obstáculo. Veredicto final: Se você está procurando um software gerenciador de disco para Windows, não procure mais! Eu recomendo este programa da EaseUS.

O QUE EU GOSTO

  • Possui toneladas de ferramentas para gerenciar e manter partições de disco.
  • Limpa com segurança os dados em um disco sem deixar rastros.
  • Funciona rapidamente para a maioria das operações de particionamento.
  • O programa é muito fácil de usar.

O QUE EU NÃO GOSTO

  • Ocorreram alguns pequenos problemas durante a migração do sistema operacional.
  • Não foi possível criar um disco inicializável.

Preços

Escolha o plano mais adequado para você
Escolha o plano mais adequado para você

Para que é utilizado o EaseUS Partition Master?

O programa foi projetado para solucionar problemas em discos, organizar partições e maximizar o desempenho de seus discos. Além dos básicos, como criar, redimensionar e limpar partições, ele também possui outros complementos que são muito úteis para alguns usuários.

Um deles é o disco de inicialização WinPE, que permite que você conserte outro disco sem ter que executar o Windows. Você também pode migrar seu sistema operacional para outro disco para fazer backups fáceis e transferir dados para outro computador. Há também alinhamento de 4K que faz com que os discos (principalmente SSDs) rodem mais rápido.

É seguro usar?

Sim, ele é. Eu fiz a varredura do arquivo de instalação do programa em busca de malware ou vírus em potencial, usando o Malwarebytes Anti-malware e o Avast Antivirus. Ambas as varreduras não encontraram nada prejudicial.

De uma perspectiva operacional, o software também é seguro se você souber o que está fazendo. Mas tenha cuidado ao usá-lo, porque escolher o disco errado ou alterar configurações que você não conhece pode danificar seus discos e arquivos. Como este programa funciona com partições de disco, a alteração de pequenas configurações pode apagar os dados do seu dispositivo de armazenamento. Antes de fazer qualquer coisa, verifique o que você está fazendo ou peça ajuda a um amigo técnico em quem você pode confiar.

É grátis ou pago?

EaseUS Partition Master não é freeware ou código-fonte aberto. Mas existe uma versão gratuita que se limita a suportar até 8 TB de armazenamento. Esta versão gratuita executa apenas operações básicas de partição, como criar, redimensionar e limpar partições de disco.

A versão Professional inclui um gigante de recursos adicionais, atualizações vitalícias e oferece suporte a uma quantidade ilimitada de armazenamento. Se quiser economizar mais alguns dólares, você pode cancelar os upgrades vitalícios, o que reduz o preço para apenas $ 39,95.

O EaseUS também possui duas versões para provedores de serviços. Uma única licença para um servidor custa US $ 159 e, se você precisar de uma licença para PCs / servidores ilimitados, a EaseUS oferece a edição ilimitada que custa US $ 399.

Revisão da partição EaseUS: Testes e descobertas

O programa inclui uma longa lista de recursos, desde operações simples de partição até a migração de seu sistema operacional para outro disco rígido. Testei a maioria de seus recursos para ver como funciona. Devido à natureza técnica do software, é improvável que eu pudesse preparar todos os cenários para fins de teste.

É altamente recomendável que você faça backup dos dados no disco rígido do seu PC antes de usar o EaseUS Partition Master Professional.

Operações de Partição

Limpar dados

Limpar a partição apaga todos os dados dessa partição. Antes de testar, coloquei arquivos de teste com vários formatos de arquivo na partição para verificar se ainda posso recuperar os dados, apesar de terem sido apagados.

Ao clicar em “Limpar dados”, você terá que selecionar qual partição limpar. Também existe uma opção na parte inferior para escolher quantas vezes você deseja limpar aquela partição. Limpar várias vezes garante que todos os seus arquivos sejam excluídos permanentemente. Para este teste, vou limpar apenas uma vez.

Basta clicar em “Avançar” e confirmar a limpeza na janela seguinte. A operação será listada em operações pendentes e você terá que clicar em “Aplicar” no canto superior esquerdo para iniciar a limpeza. Você terá a opção de desligar automaticamente o computador assim que todas as operações forem concluídas. Normalmente, trabalhar com partições de disco leva muito tempo, por isso é aconselhável fazê-lo durante a noite. Ter um recurso de desligamento automático é definitivamente útil.

A limpeza de todo o disco rígido externo de 1 TB levou 10 horas para ser concluída. Para garantir que todos os arquivos sejam apagados, eu o coloco contra seu irmão, o EaseUS Data Recovery Wizard. Vou testar se este programa de recuperação de dados pode restaurar os arquivos de teste apagados.

Depois de algumas horas de varredura, o programa de recuperação de dados não encontrou um único arquivo. Nenhum vestígio de nada – nem mesmo a letra da unidade estava lá. Para ser justo, o EaseUS Data Recovery Wizard é uma ferramenta de recuperação de dados muito boa.

No entanto, o foco aqui é quão bem o EaseUS Partition Master Professional apaga os dados do disco rígido externo e, por isso, fez um ótimo trabalho.

Criar e redimensionar partições

Como tenho 1 TB de espaço não alocado, fiz algumas partições para organizar tudo.

Para fazer uma nova partição, basta clicar na unidade que desejo trabalhar e, em seguida, clicar em “Criar partição” na guia de operações. Uma janela aparecerá com todas as informações necessárias para a nova partição.

O primeiro é o rótulo da partição, que é simplesmente o nome da unidade. Em seguida, há uma opção para torná-la uma unidade primária ou lógica. A única diferença entre os dois é que uma unidade primária pode iniciar um sistema operacional. É aqui que se pode instalar o Windows, Linux ou MacOS. Uma unidade lógica, por outro lado, não pode iniciar um sistema operacional, mas ainda pode ter arquivos salvos nela.

Em seguida, está o sistema de arquivos que determina como os arquivos serão salvos na unidade: FAT, FAT32, NTFS, EXT2 e EXT3. Não consigo entrar em detalhes sobre a finalidade de cada sistema de arquivos. Para lhe dar uma ideia geral, FAT e FAT32 podem ser usados ​​para todos os sistemas operacionais. NTFS é feito para Windows; se usado no Mac ou Linux, você pode precisar de alguns ajustes antes de utilizar totalmente o NTFS. EXT2 e EXT3 são usados ​​principalmente para sistemas Linux.

Você pode clicar na caixa no canto superior direito para otimizar a unidade para SSD. Para os HDDs normais, isso não é necessário. Em seguida, vem a letra da unidade, que simplesmente atribui a letra da unidade. O tamanho do cluster determina a menor quantidade de espaço em disco que um arquivo pode usar.

Com tudo isso concluído, resta decidir o tamanho da partição e sua posição no disco. O EaseUS tem uma maneira intuitiva de fazer isso com uma barra simples e arrastável. Com isso, é fácil determinar o tamanho e a posição.

Criar uma partição foi rápido e fácil. Consegui fazer 3 partições diferentes em cerca de 5 minutos sem problemas. Observe que quando você terminar de colocar todas as informações e clicar em “OK”, a operação estará pendente. Você ainda precisa clicar em “Aplicar” no canto superior esquerdo para fazer as alterações.

Migrando SO para SSD / HDD

Com o EaseUS Partition Master Professional, você pode copiar todo o seu sistema operacional para outro disco. Isso permitirá que você faça um backup do seu sistema e inicialize diretamente do novo disco.

Quando você migra seu sistema operacional, todos os arquivos no disco de destino serão excluídos. Lembre-se de fazer backup de seus arquivos antes de começar.

Depois de escolher o disco de destino, você pode alocar quanto espaço deseja para cada unidade. Basta arrastar as caixas para os tamanhos desejados, clicar em “OK” e em “Aplicar” no canto superior esquerdo. Um aviso aparecerá dizendo que o computador precisará reiniciar para realizar a operação. Clique em “Sim” e ele reiniciará sozinho.

Uma interface semelhante a um prompt de comando será exibida após a reinicialização, mostrando detalhes da operação. Todo o processo terminou em cerca de 45 minutos para mim. Para fazer uso disso, você deve alterar a ordem de inicialização nas configurações do BIOS e defini-la no disco para o qual você migrou o sistema operacional.

Tive alguns problemas ao iniciar o sistema operacional do meu disco rígido externo. Depois de alguns ajustes, consegui fazer funcionar. O sistema operacional era bastante lento, mas provavelmente porque estava rodando através de USB 2.0. Se você conectar seu disco rígido diretamente ao computador ou conectá-lo a uma porta mais rápida, ele deve funcionar mais rápido.

Disco inicializável WinPE

O disco de boot do WinPE faz uma cópia do EaseUS Partition Master Professional no armazenamento externo. Você pode então inicializar o EaseUS Partition Master Professional a partir desse dispositivo sem inicializar o Windows. Isso é incrivelmente útil para computadores com discos corrompidos que não inicializam. O programa pode consertar esse disco e trazê-lo de volta à vida.

Você pode escolher um dispositivo USB ou um CD / DVD como disco inicializável. Alternativamente, você pode exportar o arquivo ISO que pode então ser transformado em um disco inicializável para uso posterior.

Demorou cerca de 5 minutos para o programa criar a ISO. Uma vez feito, nenhum disco inicializável futuro do WinPE terá que passar pelo mesmo processo.

Infelizmente, continuei encontrando erros com esse processo. Eu também tentei com uma unidade flash USB normal, sem sucesso. Como a ISO já foi feita, usei o Rufus, um programa que transforma vários dispositivos de armazenamento em discos inicializáveis. Usei o arquivo ISO salvo e transformei minha unidade flash USB em um disco inicializável WinPE com sucesso.

Eu testei alterando minha prioridade de inicialização para a unidade flash USB e executando-o no meu laptop. Todos os recursos do EaseUS Partition Master Professional funcionaram sem problemas e eu pude trabalhar nos discos conectados ao meu computador.

Limpo e Otimização

Este recurso oferece três sub-recursos: limpeza de arquivos inúteis, limpeza de arquivos grandes e otimização de disco.

Limpeza de arquivos indesejados

A limpeza de arquivos indesejados verifica todos os arquivos indesejados em seus arquivos de sistema, navegadores, aplicativos integrados do Windows e outros aplicativos instalados. Basta escolher quais deseja analisar e clicar em “Analisar”.

A análise encontrou 1,06 GB de arquivos inúteis em meu sistema. Simplesmente cliquei em “Limpar” e depois de alguns segundos, estava feito. Foi um processo muito rápido e fácil.

Há também uma opção nas configurações da janela Limpeza e Otimização que permite ao programa monitorar seu sistema em busca de arquivos inúteis. Quando você atingir um determinado tamanho de arquivos inúteis, será enviado um prompt para limpá-los e liberar espaço.

Limpeza de arquivo grande

A limpeza de arquivos grandes começa com uma lista de seus discos que você deseja analisar em busca de arquivos grandes. Basta clicar nas unidades que deseja e clicar em “Scan”.

Assim que a verificação for concluída, você verá uma lista de arquivos, do maior ao menor. Basta clicar nos arquivos que deseja excluir e, em seguida, clicar em “Excluir”. Normalmente, isso pode ser feito em alguns segundos.

Otimização de disco

A otimização de disco é um desfragmentador de disco que analisa seus discos e os desfragmenta. Clique nos discos que deseja analisar e, em seguida, clique em “Otimizar” para desfragmentá-los. Acho que isso não é necessário, pois o Windows já tem um desfragmentador de disco embutido , embora seja bom ver todos esses recursos em um programa.

Razões da minha crítica e classificações

O programa funcionou muito bem. A limpeza dos discos funcionou perfeitamente, não deixando vestígios de arquivos no disco. Tentar recuperar arquivos com um programa de recuperação de dados provou ser infrutífero depois de limpar todos os dados com o EaseUS Partition Master Professional. O particionamento de discos foi fácil, rápido e intuitivo.

Tive alguns problemas para fazer o SO migrado funcionar, mas com alguns ajustes, o SO funcionou, embora lentamente – embora isso provavelmente não seja culpa do programa, mas da minha conexão USB lenta. Também tive um problema ao criar um disco de inicialização do WinPE. A ISO foi feita, mas o programa não foi capaz de transformar nenhum dos meus dispositivos USB em um disco inicializável. Tive que usar um programa diferente para fazer o disco de boot com o ISO do EaseUS.

A maioria dos programas de particionamento custa cerca de US $ 50. A versão básica do EaseUS Partition Master Professional custa US $ 40 e acho isso razoável. Você obtém muitos recursos que outros programas não têm, como a migração do seu sistema operacional para outro disco e atualizações ilimitadas.

O programa é muito fácil de usar para um técnico que sabe o que fazer com partições. Para quem não conhece, pode ser um pouco opressor. Gosto da experiência do usuário do programa. Achei muito fácil navegar e as instruções em texto são fáceis de entender. Apesar de alguns erros, consegui pegar o programa muito rapidamente.

A EaseUS oferece vários canais para atender às dúvidas dos clientes, incluindo e-mail, chat ao vivo e suporte por telefone. O motivo pelo qual não dei cinco estrelas a eles é que eles demoraram a responder por e-mail. Enviei a eles um e-mail sobre o problema que tive com a migração do sistema operacional. Mas, ao contrário do suporte que recebi do software de recuperação de dados, não recebi um e-mail de volta. Não consegui bater um papo ao vivo com eles, pois a equipe de suporte está offline devido à diferença de fuso horário. No entanto, consegui entrar em contato com eles por telefone, o que me ajudou a resolver meu problema.

Conclusão

EaseUS Partition Master Professional é uma ferramenta de particionamento muito poderosa para usuários do Windows. Você pode usar o programa para criar, redimensionar e fazer quase tudo o que quiser com as partições do disco. Ele também possui um recurso de limpeza que permite que você apague com segurança um disco rígido caso queira reciclar o disco rígido do seu PC. Achei o disco de inicialização do WinPE extremamente útil, embora fosse ainda mais poderoso se pudesse fazer o disco de inicialização. Ainda consegui fazer aquele disco inicializável com um programa diferente usando o ISO deles. Ao inicializar a partir dele, executei o EaseUS Partition Master, que eu poderia usar para consertar um disco corrompido que não inicializa o Windows – muito legal! Ao todo, o programa funcionou bem com alguns contratempos.

EaseUS Partition Master