Diferença entre licença pessoal e comercial

VAMOS FALAR DE LICENÇA PESSOAL E COMERCIAL?

Navegando pela internet, sempre vemos alguém perguntando o que quer dizer a tal de LICENÇA PESSOAL, que está no site da Silhouette Store, então resolvi escrever sobre o assunto.

LICENÇA PARA USO PESSOAL
Quando adquire um produto com esse tipo de licença, você pode usá-lo para imprimir ou recortar quantas cópias desejar PARA VOCÊ. Ou seja, se você for fazer uma festa para seu filho e quiser usar o arquivo, tudo bem, mas você NÃO PODE VENDER NENHUMA PEÇA PRODUZIDA COM ELE.

LICENÇA PARA USO COMERCIAL
“O uso comercial é definido como a utilização do desenho digital em qualquer projeto físico, produto, obra artística, etc, que se destine a revenda ou uso comercial. (…) Se planeja usar sua Silhouette para criar produtos que venderá ou usará para propósitos comerciais, você deve comprar uma licença comercial.” (Fonte: http://www.silhouettedesignstore.com)

Existem dois tipos de licença comercial, a limitada (onde você pode produzir um número máximo de peças para revenda) e a ilimitada (onde você pode produzir quantas peças desejar, sem limites para revenda).

É muito importante verificar que, independente do tipo de licença adquirido, VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA REVENDER OU DOAR O ARQUIVO DIGITAL PROPRIAMENTE DITO, mas sim apenas o produto final produzido com aquele arquivo, cortado, impresso etc, como visto nos termos de uso a seguir:

SILHOUETTE AMÉRICA: “Sob nenhuma circunstância você tem autorização de revender ou distribuir os arquivos associados com desenhos digitais oferecidos pela Silhouette. (…) Você certamente pode usar a Silhouette para produzir projetos originais com o propósito de revender produtos feitos pela Silhouette, contanto que não se trate de réplica de uma imagem oferecida pela nossa empresa ou por seus licenciantes.”

SVGCUTS: “Você não pode vender os arquivos SVG ou PDF (…) Não permitimos a venda de kits pré-cortados para montagem pelo cliente. Todos os itens para venda deve ser completamente montado.”

MONICA’S CREATIVE ROOM: “Você não pode copiar, compartilhar ou distribuir esses arquivos de qualquer forma, quer por via eletrônica ou por qualquer outro meio. Você não pode revender ou redistribuir qualquer arquivo, através da internet, CD ou compartilhar via e-mail ou outro método qualquer. Se você gostaria de incluir meus projetos em uma coleção, você pode entrar em contato comigo para permissão e informação.”

E NÃO SE ESQUEÇA:
Sempre que adquirimos um produto (seja ele gratuito ou não), existe uma relação de troca onde quem recebe o produto passa a aceitar os termos de uso do mesmo (independente de ter lido ou não).

Funciona mais ou menos assim, se você comprar uma geladeira, ligar ela na voltagem errada e ela queimar, mesmo que você alegue que não sabia, a garantia não irá trocar o produto, pois esta informação está disponível no manual.

O mesmo acontece com arquivos digitais, ou seja, independente de você ter lido ou não os termos de uso, ao adquirir este produto você automaticamente está concordando com todos os termos estabelecidos por seu criador / vendedor.

Os maiores sites de venda de produtos digitais possuem em sua página um link onde é possível ver o que pode ou não ser feito com o arquivo adquirido.