Índice
Plesk é um painel de controle que tem como função proporcionar ao cliente um ambiente gráfico para a configuração de parâmetros para contas de hospedagem em um determinado servidor. É desenvolvido pela empresa SWsoft, que tem sua sede nos Estados Unidos, na cidade de Herndon, Virginia.
Um painel de controle do Plesk pode funcionar em um servidor da web Linux ou Windows. Se você está acostumado com o Plesk e prefere-o a outros painéis de hospedagem, continue lendo para descobrir quais recursos adicionais você pode desejar e nossas principais opções para hospedagem na web Plesk .
Alguns provedores de hospedagem oferecem o Plesk apenas em servidores Windows, mas você pode perguntar se está disponível para instalação em servidores Linux. Além disso, confirme se o Plesk vem com extras como Power Pack e antivírus Kaspersky para maximizar seu potencial.
Como escolhemos os melhores hosts para o Plesk?
Nosso trabalho é escrever [Review]s de especialistas para mais de 380 provedores de hospedagem, cobrindo mais de 1.500 planos de hospedagem – portanto, conhecemos hospedagem na web. Selecionamos hosts que oferecem Plesk junto com alguns ótimos extras e, em seguida, os comparamos com nosso enorme banco de dados de milhares de avaliações de clientes genuínas. É assim que criamos nossos principais anfitriões para o Plesk.
O que é o Plesk Hosting?
As empresas de hospedagem vendem seus pacotes com base no desempenho e nos recursos. Mas, para muitos clientes, o painel de controle oferecido é um fator crítico .
Plesk é um dos painéis de controle de marca mais comuns que você encontrará ao comprar um novo host da web.
Plesk é o nome abreviado do Parallels Plesk Panel, um painel de controle usado em hospedagem na web. Ele oferece aos clientes hospedeiros uma interface gráfica amigável que torna o gerenciamento do site mais fácil para usuários novatos.
A forma como ele foi projetado também torna a hospedagem na web simples. Isso também deu longevidade ao Plesk entre os revendedores.
História do Plesk
O Plesk foi originalmente desenvolvido por uma empresa de mesmo nome em 2001 antes de ser vendido para a SWsoft, que por sua vez o vendeu para a Parallels, fabricante de software de virtualização. Plesk foi desmembrado em sua própria entidade em 2015.
O nome do Plesk freqüentemente aparece quando se fala sobre cPanel, o que não é nenhuma surpresa. Cobriremos essa competição mais adiante na página!
As interfaces do painel de controle melhoraram drasticamente nos últimos anos, tornando a concorrência mais acirrada.
Versões Plesk e suporte de plataforma

Existem versões do Plesk para vários Debian e Ubuntu), além de várias versões do Windows Server. Ele também oferece suporte a plataformas como Ruby on Rails, Apache, Tomcat e muito mais .
Observe que as várias versões específicas da plataforma do Plesk não são exatamente as mesmas, embora os usuários de uma devam ser capazes de usar a outra sem problemas.
Por que um painel de controle?
É possível administrar seu site usando nada além da linha de comando sobre SSH. Embora funcione, pode ser entediante para novos usuários e é um processo manual.
Pior ainda, muitos planos de hospedagem, especialmente planos de hospedagem compartilhada, não incluem acesso SSH. Mesmo para usuários experientes, o gerenciamento de servidores por meio da linha de comando requer a memorização de comandos.
O software do painel de controle como o Plesk torna o gerenciamento de seus sites fácil, oferecendo uma interface gráfica.
Painel de controle amigável
Se você não souber o que é o comando para uma tarefa, você não será capaz de fazê-lo. Com uma interface baseada na web, você pode ver todas as opções de relance.
Isso significa que você frequentemente terá que gerenciar seu site por meio de um painel de controle de qualquer maneira. Para equipes menores com falta de conhecimento de desenvolvimento, os painéis fáceis de usar são um salva-vidas.

Plesk vs. a competição – 6 recursos a serem observados
Na hospedagem Linux, o principal concorrente do Plesk é o cPanel . No Windows, os rivais do Plesk incluem DirectAdmin e alguns aplicativos menores e menos conhecidos.
Todos têm suas peculiaridades. Alguns hosts desenvolveram painéis de controle personalizados exclusivos para seus próprios pacotes de hospedagem.
Preferência pessoal de painéis de controle

Muitas vezes somos questionados se o Plesk ou cPanel é ‘melhor’.
Na verdade, os dois são muito capazes, embora bastante diferentes. A escolha se resume à preferência pessoal , até certo ponto.
Ambos oferecem suporte a pacotes de software e scripts comuns, como o WordPress. O Plesk tem a vantagem de ser modular, o que significa que é fácil de estender . Mas existem algumas ressalvas:
- Migrando hosts
- Exportando e importando dados
- Backups
- Trabalhando offline
- Navegação
- Tipo de servidor
Migrando hosts
Mover hosts não é fácil na melhor das hipóteses e pode ser muito problemático se você não ficar com o mesmo painel de controle.
Se você planeja expandir seu site e pode precisar mudá-lo no futuro, é melhor escolher um painel de marca como o Plesk para que você não precise aprender tudo do zero .
Exportando e importando dados
Os dados do Plesk não podem ser exportados e importados para o cPanel ou vice-versa. Isso pode dificultar a migração de dados de uma conta para outra ou de um host para outro.
Backups

Da mesma forma, você não pode exportar backups do Plesk para qualquer outra ferramenta. Isso pode ser um problema se você estiver migrando para outro host e eles NÃO tiverem suporte Plesk.
Trabalhando offline
O Plesk só está online e funcional se o seu servidor web também estiver totalmente funcional. Se algo der errado e seu site quebrar, o Plesk para de funcionar. Isso significa que pode ser difícil se recuperar de uma catástrofe sem a ajuda do seu anfitrião.
Navegação
O cPanel é indiscutivelmente mais fácil para um iniciante navegar, uma vez que todas as opções estão disponíveis com um único clique na página inicial, embora o Plesk também tenha uma interface de usuário organizada .
Tipo de servidor
O Plesk é voltado para hospedagem compartilhada, mas também pode ser executado em servidores dedicados . cPanel e WHM oferecem uma capacidade semelhante para gerenciar servidores dedicados.
Em última [Review], a escolha entre o Plesk e o cPanel, como acontece com muitas coisas na tecnologia, se resume a uma questão de gosto. É como escolher entre Mac e PC.

Plesk para revendedores
Há uma grande diferença entre o Plesk e o cPanel, que é o aspecto do gerenciamento do servidor. Se você revende espaço na web para clientes, isso pode fazer uma grande diferença.
cPanel é dedicado ao gerenciamento de sites individuais e é instalado com um aplicativo separado para gerenciamento de contas – WHM.
Gerenciamento mais fácil com Plesk
No Plesk, essas duas funções são integradas na mesma interface baseada em navegador. Isso torna mais fácil gerenciar rapidamente um servidor junto com contas individuais.
No entanto, para usuários regulares do cPanel, este sistema combinado pode ser confuso, embora faça muito mais sentido ‘no papel’.
Mesmo assim, existem vantagens definitivas para revender com Plesk, tais como:
Apoio, Suporte | Ferramentas | Confiabilidade | Ao Controle | Contas | |
Revendendo com Plesk: | Empresas revendedoras fornecem suporte para você | Redução de tempo e eliminação de administração manual | Monitore o tempo de atividade e os tempos de resposta | Divida os recursos como desejar, dependendo dos planos oferecidos | Conta atualizável para aumentar os recursos |
Receita extra devido às opções

O Plesk também tem a opção de oferecer software e scripts para venda . Isso pode ajudar os revendedores a gerar receita extra junto com o preço de seus planos de hospedagem, e isso pode ajudá-los a aumentar a receita e oferecer um serviço mais profissional.
O Plesk também pode ajudar a automatizar o faturamento para seus clientes usando pacotes como o Faturamento Plesk. Este pacote contém uma variedade de operações comuns :
- Registro do Domínio
- Certificados digitais
- Hospedagem compartilhada na web
Com o Faturamento Plesk, é fácil revender hospedagem na web com sua própria marca.
5 fatores ao escolher um host com o Plesk
Ainda assim, é importante manter estes cinco fatores em mente ao escolher seu host:
- Atualizações
- Gestão e Suporte
- Extensões
- Tipo de Hospedagem
- Tipo de servidor
Atualizações
É importante saber com que freqüência o Plesk atualiza suas versões existentes . Além disso, é útil saber com que frequência versões inteiramente novas são lançadas para uso público. Tenha cuidado com as versões beta.
Gestão e Suporte
Pergunte-se sobre a capacidade de sua equipe de gerenciar seu site ou projeto. Quanto você confia no suporte do seu host com o Plesk? Alguns hosts fornecem muito mais suporte com painéis de controle do que outros.
Extensões

Você nunca pode ter extensões suficientes com um painel de controle. Seu host selecionado fornece extensões e ferramentas do Plesk? Alguns casos de uso podem ser criptografia , proteção DDoS ou construtores de sites .
Tipo de Hospedagem
Optar por um pacote e depois perceber sua incapacidade de atualizar é assustador. Certifique-se de que seu host oferece suporte ao Plesk em todos os planos de hospedagem em que você pode confiar.
Tipo de servidor
Você estará executando em um host Linux ou Windows? Existem servidores Windows, mas o suporte ao Linux é mais difundido na indústria.
Pré-instalando o Plesk
É bom ter um painel de controle, mas provavelmente não estará no topo da lista de recursos do seu host. Algumas pessoas podem preferir o cPanel, mas a escolha do painel de controle provavelmente será ditada pelo serviço que você está executando.
Um plano de hospedagem compartilhada pode ter uma escolha de sua preferência, seja Plesk ou cPanel, que você não poderá alterar a menos que tenha acesso root em um servidor dedicado.
Ainda assim, ter o Plesk pré-instalado é muito mais conveniente do que comprá-lo e instalá-lo você mesmo.
Perguntas frequentes
O que é Plesk?
Plesk é o nome abreviado do Parallels Plesk Panel, um painel de controle usado em hospedagem na web. Ele oferece aos clientes hospedeiros uma interface gráfica amigável que torna o gerenciamento do site mais fácil para usuários novatos.
Por que as pessoas usam o Plesk?
O painel de controle do Plesk é 100% automatizado e inclui recursos que facilitam o gerenciamento de seu servidor e domínios. Recursos exclusivos incluem gerenciador de migração, mecanismo chave de atualização automática, atualizador de componente automático e assistência de instalação baseada na web para gerenciar seu servidor e domínios. Plesk é um painel de controle altamente estável e é capaz de suportar muitos domínios em um único servidor.
Quais são as alternativas ao Plesk?
A ‘alternativa’ mais direta ao Plesk é o cPanel. Algumas pessoas afirmam que se acostumar com o cPanel é mais fácil, já que a maioria dos provedores de serviços de hospedagem na web instalam o cPanel para seus clientes. O cPanel possui ferramentas poderosas que realizam tarefas essenciais com facilidade e rapidez. No entanto, o cPanel não está disponível no Windows. Outras alternativas do Plesk incluem painéis de controle de código aberto como Zpanel, Zentyal e Vesta.
Quais são os requisitos de sistema para o Plesk?
O Plesk requer Windows Web Server 2008 ou Windows Server 2012. Ele oferece suporte a várias distribuições de Linux.
Eu preciso me preocupar com a instalação?
Normalmente não. As empresas de hospedagem na web mais populares irão instalar o Plesk para você sem quaisquer custos adicionais. Os clientes podem ter uma opção entre o Plesk e o cPanel antecipadamente.
Posso usar o Plesk na nuvem?
Plesk é compatível com a nuvem, desde que seja suportado pelo sistema operacional que está sendo executado.
Posso monitorar meus servidores usando o Plesk?
O Plesk oferece monitoramento móvel para permitir que você monitore seus servidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você possa corrigir os problemas assim que eles surgirem. Você pode entrar no Plesk apontando seu navegador móvel para postar 8443 em seu site.
Posso fazer upload de dados sem clientes FTP?
sim. O Plesk fornece um gerenciador de arquivos embutido, para que você possa gerenciar, fazer upload, mover, copiar, fazer download e modificar todos os arquivos em seu pacote de hospedagem. Você também pode empacotar vários arquivos em um arquivo zip.
O painel de administração é semelhante ao cPanel?
cPanel possui WHM (Web Host Manager). O lado cPanel é para o proprietário do domínio, enquanto o Web Host Manager é para o administrador do servidor. Esses dois sistemas têm logins separados. Plesk, no entanto, tem um único login para proprietários e administradores de domínio. As opções são diferentes e mudar de um sistema para outro pode causar confusão no início.
O Plesk suporta todas as principais plataformas CMS?
O Plesk apresenta um instalador de aplicativo interno que facilita a instalação e o gerenciamento da maioria das plataformas CMS, incluindo Joomla, WordPress, Drupal e Magento, com apenas alguns cliques. O instalador do aplicativo também pode ser usado para instalar aplicativos de comércio eletrônico, como um carrinho de compras. Além disso, qualquer um dos aplicativos pode ser desinstalado diretamente através do painel de controle.
Posso personalizar o Plesk?
sim. O Plesk pode ser personalizado com o software “Virtuozzo” para criar uma variedade de modelos. Os provedores profissionais de hospedagem na web e webmasters podem personalizar a interface do usuário do Plesk para torná-la consistente com a aparência de sua marca.
O que posso fazer com o Plesk no nível do cliente?
O Plesk permite que você defina limites, gere um relatório completo de suas contas, visualize IPs atribuídos e configure seus botões personalizados, logotipos e diretórios no nível do cliente. Você também pode configurar modelos de domínio e visualizar estatísticas de tráfego com o pressionar de um botão.
O que posso fazer com o Plesk no nível do usuário de domínio?
O Plesk permite que você controle tudo associado ao seu domínio neste nível. Os revendedores podem fornecer esse nível de acesso a seus clientes. Os recursos incluem instalação com um clique de scripts populares, gerenciamento de senha, gerenciamento de DNS e SiteBuilder.