O Que É cibersegurança? Porque Devo Utilizar?

O que é cibersegurança? Tudo que você precisa saber!

Você pode dizer quanto dano as ameaças online podem causar?

Estamos cercados por várias ameaças cibernéticas diariamente. Quer você faça parte de uma grande organização ou um indivíduo sentado em seu quarto, as ameaças online estão sempre encontrando maneiras de se infiltrar em seu sistema.

Portanto, ter conhecimento adequado sobre segurança cibernética é vital para enfrentar essas ameaças.

Eu fiz a curadoria deste guia para apresentá-lo à segurança cibernética, explicar os tipos de ameaças cibernéticas e como ter certeza de proteger seu sistema e dados.

Além disso, conheceremos as melhores ferramentas à nossa disposição para uma proteção adequada.

Então, sem mais delongas, vamos começar.

O que é cibersegurança?

A segurança cibernética é a prática de proteger e recuperar sistemas de computador, servidores e informações digitais de qualquer tipo de ataque cibernético. É comumente conhecido como Segurança da Tecnologia da Informação ou Segurança do Computador.

Os ataques podem ter origem dentro ou fora de uma organização e visar computadores individuais ou sistemas em rede. Um ataque cibernético a uma organização pode custar milhões de dólares em perdas. Este preço inclui as despesas de descoberta e resposta à violação, perda de receita devido ao tempo de inatividade e danos à reputação de longo prazo causados ​​à empresa.

Da mesma forma, um indivíduo pode enfrentar perda monetária, roubo de identidade ou tortura psicológica por chantagem. A perda de dados é inevitável no caso de uma violação bem-sucedida.

Além disso, os cibercriminosos costumam roubar dados de usuários de grandes empresas. Os dados incluem informações de identificação pessoal (PII) de seus usuários, por exemplo, nome, número de telefone, endereço de e-mail, número de cartão de crédito, data de nascimento e muito mais. Mais tarde, os cibercriminosos vendem esses dados na dark web para lucros pessoais. PII comprometidos podem levar ao declínio da confiança dos clientes, multas regulatórias e ações judiciais em alguns casos. 

A melhor defesa cibernética tem várias camadas de segurança espalhadas por dispositivos, redes e programas. No entanto, a maior parte disso depende de pessoas que fazem escolhas inteligentes e educadas. 

Felizmente, você não precisa ser um especialista em segurança cibernética para praticar as técnicas de defesa cibernética. Qualquer pessoa com conhecimento adequado pode enfrentar ameaças cibernéticas com facilidade. As pequenas etapas podem ajudá-lo a evitar ataques cibernéticos críticos, como exigir resgate, phishing e roubo de identidade.

Resumindo, a segurança cibernética implica defender seu sistema usando ferramentas de segurança e aprender a identificar e evitar abordagens maliciosas.

Camadas de cibersegurança

Uma estratégia de segurança cibernética sólida deve consistir em proteção em camadas contra ataques cibernéticos que tentam acessar, manipular ou destruir os dados. Esses ataques também tendem a extrair dinheiro de usuários ou organizações. Listei a seguir algumas das precauções necessárias para uma estratégia de segurança cibernética eficaz.

  • Segurança da infraestrutura crítica : Inclui a proteção dos sistemas de computador, redes e ativos semelhantes dos quais a sociedade depende para a segurança nacional, economia, saúde e segurança pública. 
  • Segurança de rede : é a prática de proteger os sistemas de computador em rede, com ou sem fio, de intrusos direcionados ou programas de malware oportunistas. Essa camada é vital em grandes organizações onde todos os computadores estão interconectados. 
  • Segurança do aplicativo : Inclui o projeto do aplicativo operando no sistema ou na nuvem, considerando as medidas de segurança. A parte significativa também trata de como os dados são tratados, autenticação do usuário e muito mais.
  • Segurança em nuvem : grandes empresas precisam usar armazenamento em nuvem para armazenar dados enormes. A criptografia dessas informações que estão em posição de repouso (no armazenamento), em movimento (conforme se desloca para, de e dentro da nuvem) e em uso (durante o processamento) é vital para proteger a privacidade do usuário e os requisitos de negócios. Além disso, é essencial obedecer aos padrões de conformidade regulatória.
  • Segurança da informação : as leis de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), permitem que as organizações coloquem um alto padrão de segurança e privacidade do usuário. Ele evita que seus dados sejam roubados, acesso não autorizado ou qualquer tipo de exposição antiética.
  • Educação do usuário final : educar usuários / funcionários a considerar medidas de segurança é uma parte fundamental da segurança cibernética. Aplicar as melhores práticas de segurança não ajudará se um erro humano introduzir um vírus no sistema. Você pode treiná-los para excluir e-mails suspeitos ou não usar dispositivos USB desconhecidos. 
  • Recuperação de desastres / Continuidade de negócios : Um procedimento operacional adequado precisa estar em vigor para a recuperação de qualquer incidente imprevisível. Pode ser uma violação de segurança ou um desastre natural. Uma empresa não pode permitir um tempo de inatividade massivo. Portanto, para que funcionários e usuários tenham uma experiência perfeita, é vital manter planos de recuperação de desastres prontos.

Por que a segurança cibernética é importante?

A segurança cibernética é essencial porque as organizações governamentais, corporativas, militares, financeiras e médicas coletam, processam e armazenam grandes quantidades de dados do usuário. Essas organizações armazenam essas informações em dispositivos locais e armazenamento em nuvem. Os dados são continuamente processados ​​e contêm informações confidenciais, como detalhes financeiros, informações de identificação pessoal e coisas mais confidenciais que podem afetar os usuários negativamente se acessadas de forma antiética.

A segurança cibernética garante que os dados estejam protegidos e criptografados quando as organizações os transmitem por meio de várias redes enquanto fazem seus negócios. Além disso, o crescente volume de ataques cibernéticos em todo o mundo torna necessário que as organizações que lidam com segurança nacional, finanças e saúde protejam os dados dos usuários.

O outro lado da moeda trata diretamente com você como um usuário de tecnologia. Quer você seja estudante ou esteja aproveitando a aposentadoria, seus dados são preciosos e podem ser usados ​​contra você. As informações confidenciais relacionadas a nós mudaram do papel para servidores de computador nas últimas décadas. Organizações responsáveis ​​certamente tomam as medidas adequadas para proteger esses dados para você. Caso contrário, eles podem ter que lidar com a reação de usuários como nós.

No entanto, se você fornecer voluntariamente seus dados a profissionais mal-intencionados, não há nada que as organizações possam fazer. Você será o único responsável por compartilhar seus dados bancários em lugares obscuros e ser enganado. Portanto, a educação contra os ataques cibernéticos é vital para um ambiente de segurança cibernética confiável.

A escala dos ataques cibernéticos

A ideia mais popular é instalar um programa antivírus em seu sistema quando se trata de segurança de computador. É sem dúvida essencial proteger seus dados contra danos usando tais suítes de segurança, mais sobre isso mais tarde. Em primeiro lugar, consideremos a quantidade de danos que os ataques cibernéticos podem causar. 

De acordo com um relatório do Isaca.org , os danos financeiros causados ​​por ciberataques em todo o mundo chegarão à marca de US $ 6 trilhões em 2021. Os cibercriminosos visam principalmente grandes empresas com faturamento de bilhões de dólares. A economia combinada do cibercrime o torna equivalente à terceira maior economia, depois dos EUA e da China.

Além do tempo de inatividade que uma empresa sofre, os cibercriminosos também disponibilizam os dados do usuário para compras. Se você receber e-mails, mensagens ou ligações maliciosas, seus dados podem ter sido comprometidos em algum lugar. Mais hackers antiéticos podem usar os dados para obter benefícios monetários de usuários que usam chantagem ou roubo de identidade.

Se esses criminosos atacam os servidores militares de seu país, imagine os danos que podem causar. Eles podem saber sobre a capacidade de poder de fogo de um país, fraquezas nos sistemas de segurança e muito mais. Eventualmente, todo o país pode cair contra uma organização terrorista. 

Resumindo, as ameaças cibernéticas são a forma de crime mais perigosa e em rápida evolução no mundo atual. Pode trazer grandes organizações para o chão se elas forem vulneráveis.

Ameaças comuns de cibersegurança

Embora as equipes de segurança cibernética tomem todas as medidas possíveis para defender uma organização, os criminosos estão sempre procurando violar a empresa usando vulnerabilidades de segurança. No ambiente atual de trabalho em casa, os cibercriminosos podem explorar as ferramentas de acesso remoto e os funcionários se tornam mais vulneráveis ​​devido à lacuna de comunicação entre as equipes de segurança de TI.

Você pode distinguir as ameaças cibernéticas com base no motivo por trás delas em três categorias principais.

  1. Crime cibernético : inclui indivíduos ou um grupo de hackers visando organizações ou computadores pessoais para obter ganhos monetários ou causar interrupção. 
  2. Ataque cibernético : geralmente visa sistemas em rede para coletar informações para obter vantagens políticas.
  3. Ciberterrorismo : Destina-se a sabotar dispositivos eletrônicos para induzir pânico ou medo entre as pessoas. 

Para executar qualquer um dos ataques mencionados acima, os cibercriminosos precisam acessar dispositivos eletrônicos ou servidores. Aqui estão os métodos comuns que os cibercriminosos usam para infectar um sistema.

Malware

Malware é uma maleta ou combinação de duas palavras, mal-intencionado e software. É uma das ameaças cibernéticas mais comuns à espreita em todo o mundo. 

Malware é um software criado por cibercriminosos para interromper ou danificar os computadores dos usuários. O programa é frequentemente propagado por meio de anexos de e-mail ou downloads de aparência genuína. Os cibercriminosos geralmente usam esse método para invadir sistemas para obter benefícios financeiros ou agendas políticas. 

Existem vários programas de malware que os cibercriminosos usam para infectar o seu computador. Alguns deles são os seguintes:

  • Vírus : um vírus é um programa de auto-replicação que se anexa a arquivos limpos e se espalha por todo o sistema. Ele danifica principalmente os arquivos com os quais interage e os torna inúteis. Com o tempo, um vírus pode danificar totalmente o seu sistema operacional.
  • Trojan : um trojan é um programa de aparência legítima que funciona em segundo plano para executar ações maliciosas. Os cibercriminosos usam esse malware para danificar, interromper, roubar ou, em geral, realizar alguma outra ação notória. 
  • Spyware : Reside em seu sistema e grava seu trabalho no computador. Os cibercriminosos usam para coletar informações e podem usá-las contra você. Por exemplo, o spyware pode registrar e transmitir os detalhes do seu cartão de crédito aos cibercriminosos.
  • Ransomware : Ele bloqueia seus arquivos e ameaça excluí-los se você não pagar o valor do resgate. Os arquivos geralmente são irrecuperáveis, mesmo se você pagar o preço.
  • Adware : o programa bombardeia seu computador ou navegador com vários anúncios para espalhar mais malware ou roubar informações.
  • Botnet : é uma rede de computadores conectados por meio de um arquivo malicioso. Os cibercriminosos usam-no para executar ataques usando o seu computador sem o seu conhecimento ou permissão.

Injeção SQL

O método de injeção de linguagem de consulta estruturada (SQL) é usado para roubar dados diretamente do banco de dados. Os cibercriminosos costumam usá-lo para obter informações do usuário em servidores de grandes empresas. O processo inclui a introdução de uma linha de código malicioso na instrução SQL, que fornece aos cibercriminosos acesso ao banco de dados.

Phishing

Phishing é quando um cibercriminoso pede informações confidenciais de usuários por meio de e-mails, mensagens e chamadas telefônicas. A mensagem geralmente parece legítima, vinda de alguma grande empresa como o seu banco. Os ataques de phishing tentam convencê-lo a fornecer informações confidenciais, como senhas de contas ou dados bancários.

Ataque man-in-the-middle

Em um ataque man-in-the-middle, um cibercriminoso interceptaria a comunicação entre dois dispositivos para roubar informações. O exemplo mais comum disso são as redes wi-fi não seguras. Um invasor pode interceptar a transferência de dados entre o dispositivo da vítima e a rede. Em última análise, os cibercriminosos também podem alterar os dados no processo se eles não forem seguros.

Ataque de negação de serviço

Os cibercriminosos usam ataques de negação de serviço para sobrecarregar um sistema com tráfego em excesso. Ao fazer isso, eles tornam o sistema inútil para completar tarefas legítimas. Isso pode causar um tempo de inatividade significativo para o site e pode levar a perdas graves. Além disso, o servidor também pode travar, danificando os dados nele armazenados.

Dicas de segurança cibernética para se proteger contra ataques cibernéticos

Os cibercriminosos geralmente não perdem tempo decifrando sua segurança, a menos que você seja uma pessoa ou organização importante. Eles usam o tempo para direcionar sistemas menos seguros para obter um lucro real. Além disso, é mais difícil enganar alguém que está se esforçando para proteger sua vida virtual em ataques cibernéticos. Aqui estão algumas dicas rápidas que você pode aplicar para se proteger contra ataques cibernéticos.

  1. Atualize seu software e sistema operacional : você obtém os patches de segurança mais recentes atualizando regularmente seu software. Versões antigas de programas de software são mais suscetíveis a ataques devido a vulnerabilidades de segurança.
  2. Use senhas fortes : o uso de senhas mais fortes torna difícil para os cibercriminosos adivinhá-las, mesmo usando alguns algoritmos. Se você achar difícil lembrar de várias senhas, sugiro usar um gerenciador de senhas. 
  3. Evite anexos de e-mail suspeitos : Evite abrir anexos de e-mail de usuários desconhecidos, pois eles podem conter arquivos maliciosos.
  4. Evite links de e-mail suspeitos : os cibercriminosos enviam e-mails aleatórios contendo negócios tentadores para as pessoas. Esses links geralmente levam você a páginas ou downloads maliciosos. 
  5. Não use redes wi-fi não seguras: as redes wi-fi públicas não seguras deixam você vulnerável a ataques man-in-the-middle.
  6. Use software antivírus / antimalware : os programas de segurança protegerão seu computador de arquivos maliciosos e destacarão qualquer link malicioso na web.

Melhor software de segurança de computador

As vulnerabilidades de segurança são uma parte fundamental de qualquer sistema de computador. Alguém sempre encontrará uma maneira de contornar os títulos e entrar no sistema. O que podemos fazer é dificultar a invasão de criminosos por nós.

A melhor maneira de proteger seu dispositivo de qualquer tipo de ataque cibernético é usando um programa de segurança. Testei vários softwares de segurança de computador em várias categorias. As coisas em consideração eram popularidade, carga de processamento, preço e alguns outros fatores. Acabei com uma lista dos melhores programas de segurança para o seu computador em várias categorias. Vamos dar uma olhada neles.

Bitdefender Total Security:

O Bitdefender está entre os programas antimalware mais usados. Ele irá fornecer proteção completa ao seu dispositivo contra malware e protegê-lo de sites desonestos que tentam coletar seus dados. Além disso, você pode melhorar o desempenho do sistema usando o recurso Acelerar.

Algumas funções importantes incluídas no Bitdefender Total Security incluem VPN, Criptografia de Arquivos, Controle dos Pais, Gerenciador de Senhas e muito mais. No geral, os recursos combinados fornecem um ambiente seguro para o seu computador e, ao mesmo tempo, ajudam a melhorar o desempenho.

Este programa de segurança é compatível com dispositivos Windows, macOS, iOS e Android. Uma única licença para vários dispositivos pode ser usada em até 5 dispositivos. Isso é o suficiente para cobrir todos os smartphones e computadores em sua casa. 

O Bitdefender oferece vários planos para uso doméstico e empresarial. Considerando que todas as variantes do programa usam o mesmo mecanismo de detecção, você pode escolher um adequado para você de acordo com suas necessidades.


Avast Ultimate:

Avast está no negócio de segurança cibernética desde 1988. Isso o torna a empresa de segurança mais popular e confiável que existe. Além disso, permitiu que a empresa evoluísse em paralelo com as novas ameaças à segurança que se aproximavam. Isso adicionado a um mecanismo de detecção de melhor desempenho. 

Além do programa antivírus essencial, o Avast Ultimate vem em um pacote de alguns aplicativos mais valiosos. A lista contém Secureline VPN, otimizador Cleanup Premium e o gerenciador de senhas.

Enquanto o Avast oferece proteção significativa contra vírus, a taxa de detecção de malware poderia ter sido melhor. Você pode se livrar do problema rapidamente instalando um aplicativo antimalware adicional. 

Além disso, todos os recursos do Avast Ultimate funcionam incrivelmente para proteger e acelerar o seu PC. Além disso, a robusta VPN permite transmitir vídeos e jogar jogos online sem quaisquer dificuldades. 

A melhor parte de obter essa solução de segurança é o número de dispositivos que ela suporta. Você pode usar uma única licença em 10 dispositivos, incluindo iOS, macOS, Windows e Android.


MalwareFox:

MalwareFox está entre a nova geração de produtos antimalware. Mesmo depois de fornecer recursos notáveis, a faixa de preço é bastante acessível dado que o produto é novo.

MalwareFox usa um mecanismo de detecção baseado na web que reduz a carga de processamento em seu computador. Isso significa que o programa funciona perfeitamente, mesmo em um PC de baixo custo. 

O uso de um aplicativo antimalware protege você de todos os tipos de ameaças cibernéticas direcionadas a um usuário doméstico – por exemplo, vírus, ataques de phishing, spyware, trojans e muito mais. O MalwareFox provou detectar cada ameaça sem esforço, tornando-o confiável para proteger o seu dispositivo.

A verificação em tempo real é útil se houver uma infecção de ransomware em seu computador. O programa de segurança impediria qualquer criptografia de arquivo colocando o arquivo infectado em quarentena imediatamente. Além disso, a tecnologia de prevenção de ataques de dia zero ajuda a detectar qualquer malware que pareça inofensivo no início.

MalwareFox está disponível para dispositivos Windows e Android. Você pode comprar uma licença para um único dispositivo ou uma licença para vários dispositivos a preços acessíveis em comparação com qualquer produto com proteção semelhante contra ameaças cibernéticas. 


A segurança cibernética é necessária?

Resposta curta, sim.

Quer você seja uma empresa multimilionária ou um estudante sentado em seu quarto, proteger seus dados de cair em mãos erradas é sua responsabilidade. Qualquer um que sugerir o contrário pode não estar pensando direito.

Segurança cibernética significa envidar todos os esforços para manter a segurança de suas informações confidenciais. Podem ser seus dados bancários ou logins de mídia social. Os cibercriminosos sabem como usar qualquer informação contra você.

Discutimos alguns truques e ferramentas para proteger seu dispositivo. Ainda assim, tudo se resume a você estar ciente dos sites que visita, das redes das quais participa ou do software que você baixa. 

Esteja preparado para qualquer ameaça e torne mais difícil para os cibercriminosos acessarem seu dispositivo.