20/01/2021

Licença E Preços Glasswire Pro – Análise

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

  • Monitoramento do uso da largura de banda do sistema local e remoto
  • Integração do Firewall do Windows
  • Spoofing de ARP e detecção de alteração de arquivo do sistema
  • Verificação do VirusTotal
  • Suporte de um a 10 PCs (mais conexões remotas), dependendo da versão
  • Compatível com Windows e Android (versão para Mac a caminho)

COISAS QUE GOSTAMOS

  • Ferramentas fantásticas de monitoramento
  • Pacote de aprimoramento do Firewall do Windows muito inteligente
  • Interface de usuário atraente e profissional

NÃO GOSTAMOS:

  • Sem opção de pagamento único, apenas assinatura
  • Ainda sem suporte para Linux, Mac-OS ou iOS

Glasswire

Preços

GlassWire tem uma estrutura de preços muito simples: três planos pagos e uma opção gratuita com utilidade severamente limitada. Costumava haver uma assinatura vitalícia GlassWire mais cara, mas a empresa mudou para o preço anual em 2017.

A principal diferença que você notará ao comparar os planos GlassWire gratuitos e pagos é que todos os recursos avançados pagos estão faltando na versão gratuita do aplicativo GlassWire. Isso inclui recursos como Ask to Connect e a capacidade de ter um minigráfico persistente na área de trabalho sem ter que abrir o aplicativo. A versão gratuita também salva apenas um mês de histórico de rede e permite apenas uma conexão remota.

As assinaturas pagas são simples de entender. Cada plano pago dura um ano e tem exatamente os mesmos recursos, mas difere na duração do histórico de monitoramento de rede salvo, no número de dispositivos suportados e no número de conexões remotas que são monitoradas.

Os planos de preços do GlassWire começam com uma assinatura Básica. Por US $ 39 por ano, você obtém um mês de histórico para um dispositivo mais três conexões remotas para monitorar, bem como todos os recursos avançados dos quais falaremos mais tarde na análise.

A licença Pro GlassWire, de US $ 69, aumenta com um ano de história para três PCs e até 10 conexões remotas.

Finalmente, o plano Elite de $ 99 economiza um histórico ilimitado para até 10 dispositivos e monitoramento para um número ilimitado de conexões remotas. É uma das melhores soluções de monitoramento de rede do setor para empresas, uma vez que as conexões remotas ilimitadas podem estender o monitoramento de forma eficaz a toda a rede do escritório.

O GlassWire já aceitou Bitcoin, mas não mais. Devido à baixa demanda por suporte de criptografia, a empresa decidiu manter os métodos de pagamento tradicionais: transferências bancárias, cartões de crédito e débito e PayPal.

preços de glasswire

Processo de instalação e plataformas suportadas

O software foi originalmente projetado apenas para usuários do Windows. Uma versão Android foi adicionada em 2017, e uma versão GlassWire para Mac está sendo produzida. Um lançamento do iOS é provavelmente o próximo.

O principal obstáculo para o GlassWire para iPhone é que o iOS não permitiu estatísticas de tráfego por aplicativo por um longo tempo. Essa deficiência limitaria severamente a utilidade até mesmo do melhor software de monitor de rede.

Isso mudou nas versões mais recentes do sistema operacional móvel, portanto, embora não haja uma palavra oficial, é seguro presumir que o GlassWire considerará uma versão iOS depois que a versão do macOS for concluída. GlassWire Linux não parece estar nas cartas neste momento.

O processo de instalação é incrivelmente simples. Você não precisa configurar uma conta. Basta baixar o aplicativo, instalá-lo e pronto.

Interface de usuário

Um dos maiores pontos de venda do software GlassWire é sua interface bonita e amigável. A menos que você seja um nerd em análise, é difícil ficar animado com gráficos e tabelas, mas temos que dar crédito ao GlassWire por sua apresentação refinada.

Depois de concluir o download do GlassWire e iniciar o aplicativo, você será imediatamente saudado com um gráfico que mostra a atividade de rede. GlassWire analisa o tráfego de upload e download de sua conexão em tempo real, mas falaremos mais sobre isso na seção de recursos.

Interface GlassWire

Alternar para a guia Uso fornece uma exibição de gráfico, enquanto a guia Coisas mostra uma lista de dispositivos da Internet das Coisas que estão atualmente conectados à sua rede. A guia Firewall permite que você controle recursos avançados de sua solução de firewall GlassWire. A guia Alertas mostra cada instância de nova atividade de rede (como visitar um site pela primeira vez durante a sessão monitorada).

Como todas as melhores soluções de firewall e monitoramento de rede, GlassWire permite que você personalize muitas coisas sobre o modo como ele funciona. Para começar, você pode alternar entre temas claros e escuros. Você também pode alterar a cor dos gráficos de download e upload.

Você também pode alterar a duração do período de monitoramento. Ele mostra os últimos cinco minutos por padrão, mas você também muda facilmente para visualizações diárias, semanais, mensais ou mesmo ilimitadas (desde que sua licença permita).

Além de alterar a aparência do aplicativo, você também pode ligar e desligar todas as notificações. Você também pode habilitar recursos de bônus como ARP spoofing, detecção EvilTwin, varredura VirusTotal e muito mais. Você também pode ativar o acesso remoto protegido por senha e configurar uma lista de servidores para que o GlassWire possa revisar a atividade em servidores remotos.

A versão móvel do aplicativo GlassWire para dispositivos Android mantém uma interface muito semelhante, juntamente com a maioria dos mesmos recursos do aplicativo de desktop.

Características

Monitoramento de tráfego

O principal recurso do GlassWire é o monitoramento do uso da largura de banda de entrada e saída. Você pode visualizar os dados em forma de gráfico ou gráfico, com cores separadas para upload e download de volume de dados, tornando mais fácil entender o que está acontecendo.

A guia Gráfico permite que você alterne entre o gráfico de monitoramento ao vivo padrão e as seções Aplicativos e Tráfego, onde você pode se concentrar na atividade de um aplicativo e filtrar a atividade de rede por protocolo.

Para realmente revisar o potencial de monitoramento do GlassWire, você deve visitar a guia Uso. Esta seção é basicamente espelhada no aplicativo móvel. Ele mostra o tráfego de entrada e saída do último dia, semana, mês ou período de tempo personalizado em forma de gráfico de pizza. Os dados são subdivididos em seções para hosts, tipo de tráfego e aplicativos.

Ferramentas de monitoramento avançadas

Além do monitoramento simples dos dados de entrada e saída, o GlassWire possui um canivete suíço com recursos adicionais. Alguns são ativados por padrão, mas você terá que alternar os outros na guia Segurança no menu Configurações.

Dependendo do que você deseja revisar, as ferramentas GlassWire podem notificá-lo sobre mudanças em arquivos de sistema (hosts ou lmhosts), bem como certificados de aplicativos, versões e executáveis. Ele também pode detectar novas configurações de proxy, alterações de DNS, conexões de host suspeitas, dispositivo de rede e modificações de driver, pontos de acesso Wi-Fi EvilTwin e muito mais.

Finalmente, você pode ativar a detecção do protocolo de área de trabalho remota para antecipar explorações de vulnerabilidade de RDP ou descobrir se o endereço MAC associado ao seu endereço IP foi alterado, o que é um sinal provável de um ataque de falsificação de ARP.

Segurança GlassWire

Monitoramento remoto

Além de monitorar seu PC local, você pode usar qualquer versão paga do GlassWire, incluindo Basic, Elite e GlassWire Pro , para revisar servidores ou dispositivos remotos. O software deve ser instalado em todos os dispositivos que você deseja monitorar, bem como no PC mestre a partir do qual você fará o monitoramento. A versão gratuita permite apenas um dispositivo remoto, Basic bumps que até três, Pro a 10 e Elite oferece dispositivos ilimitados.

Você pode permitir o monitoramento remoto em computadores acessando a guia Acesso remoto, clicando em “Permitir acesso remoto por senha” e escolhendo uma senha. Você também pode adicionar um endereço IP específico que terá acesso, mas isso é melhor feito se o seu PC de monitoramento tiver um endereço IP estático.

Para que GlassWire para rever servidores remotos, você precisa definir as coisas no separador “Lista de Servidores” do menu Configurações. Insira as informações usuais (nome do servidor, endereço IP ou nome do host), bem como uma senha que você configurou anteriormente no GlassWire e você está pronto para começar. Ao configurar as coisas na máquina remota, você será capaz de monitorar seus gráficos de transferência de dados juntamente com os de seu sistema principal.

Lista de servidores GlassWire

Plano de dados

Nem todo mundo tem acesso ilimitado à Internet. O monitor de rede do GlassWire pode ser configurado para notificá-lo quando você atingir os limites de transferência de dados diários, semanais ou mensais. Você pode configurá-lo para que o GlassWire analise o tráfego de entrada ou saída – ou ambos. O programa também pode ignorar o tráfego da rede local, o que é especialmente útil em dispositivos móveis conectados a redes Wi-Fi e móveis. Este recurso está disponível na versão gratuita, mas o restante está disponível apenas nos planos de assinatura pagos.

Plano de dados GlassWire

Internet das Coisas

A Internet das coisas é um sistema de dispositivos de computação conectados com IDs exclusivos e a capacidade de transferir dados em uma rede sem a necessidade de interação humana. Ao clicar na guia Coisas permite GlassWire para rever todos os dispositivos conectados à sua rede, mostrando-lhe os seus nomes, endereços IP e MAC, e tempo de conexão com a rede. 

Você pode rotular cada conexão para referência mais fácil, mas ao contrário de programas dedicados de verificação de segurança de rede , como Bitdefender e Avast, o GlassWire não verifica esses dispositivos em busca de problemas de segurança ou vulnerabilidades.

GlassWire IOT

Gerenciamento de firewall

Saber o que está acontecendo em sua rede é muito bom, mas o que você pode fazer a respeito? Muitos recursos avançados de segurança do GlassWire estão ocultos por trás de sua ferramenta de gerenciamento do Firewall do Windows. Comparando o GlassWire com o Comodo e outras soluções de monitoramento de rede, você pode achar surpreendente que a empresa optou por aprimorar o firewall existente no Windows em vez de criar um utilitário de firewall de terceiros distinto.

O principal motivo pelo qual a maioria das pessoas prefere usar firewalls pessoais autônomos em vez da solução padrão do Windows é que eles tornam muito mais fácil controlar o nível de acesso de programas individuais aos recursos da rede.

A estratégia de firewall do GlassWire não é reinventar a roda, mas estender e reforçar o firewall do Windows Defender, executando as mesmas funções de uma forma muito mais intuitiva.

O GlassWire Firewall analisará todos os programas que foram detectados usando a largura de banda da sua rede desde que você iniciou o aplicativo pela primeira vez. Você pode bloquear rapidamente qualquer programa que o GlassWire identificou com um simples clique no ícone de chama próximo ao nome do programa.

Se você precisa de um ataque preventivo contra malware potencial, “Ask to Connect” é seu amigo. Ativar essa opção permitirá que você tome uma decisão sempre que um programa ou serviço for executado pela primeira vez em sua rede.

Infelizmente, mesmo os melhores firewalls não podem impedir o dano se o malware já estiver em execução. O firewall do GlassWire não pode protegê-lo contra malware que já está em execução na sua rede. Mas como saber se deve limitar o acesso de um programa à Internet? A resposta é VirusTotal.

VirusTotal

Devido a uma parceria com o maior agregado mundial de programas antivírus e mecanismos de varredura online, você pode optar por fazer a varredura de arquivos e URLs suspeitos em busca de malware diretamente do desktop GlassWire.

Não faremos uma análise aprofundada da implementação do antivírus GlassWire porque não há muito mais a dizer. Ele está desativado por padrão e, ao ativá-lo, você deve concordar com os mesmos termos e condições que o site do VirusTotal exige que você aceite antes de enviar um arquivo para análise. Especificamente, você concorda em permitir o compartilhamento deste arquivo com a comunidade de segurança da informação para melhorar o banco de dados online do VirusTotal.

Além de habilitar a análise manual, o GlassWire permitirá que você ative a análise automática de todos os aplicativos com atividade de rede detectada e você pode escolher se deseja receber notificações sobre os resultados da verificação.

Aplicativo móvel

Já mencionamos em nossa análise do GlassWire que em 2020 o Android ainda é a única plataforma móvel compatível com a empresa. O aplicativo Android retém todas as funcionalidades importantes de sua contraparte de desktop enquanto ajusta ligeiramente a interface para se adequar melhor aos dispositivos móveis. 

A funcionalidade do plano de dados é especialmente útil em telefones celulares, pois o aplicativo pode avisá-lo quando você estiver se aproximando dos limites mensais de download e upload do seu plano de internet móvel. 

GlassWire Mobile

Nossa análise do GlassWire Android também deve mencionar algumas deficiências notáveis ​​do aplicativo móvel em comparação com sua contraparte para desktop. Por um lado, as mudanças na API do Google tornaram impossível o bloqueio separado de Wi-Fi e dados móveis por meio de software de firewall , então a empresa teve que optar por perfis separados e você teve que alternar entre eles para obter a imagem completa.

Devido às mesmas mudanças do Android, o rastreamento do uso de dados do aplicativo em tempo real também teve que ser encerrado. Em vez disso, você pode verificar seu uso diário, semanal ou mensal, definir o relatório para uma seleção personalizada de dias ou ver uma análise do uso de dados em relação aos limites de seu plano de dados móveis (o que permite que você identifique rapidamente qual aplicativo é matando sua mesada).

Conclusão

GlassWire é facilmente uma das melhores ferramentas de monitoramento de rede do mercado. A combinação de sua interface polida, ferramentas fantásticas de monitoramento de tráfego de rede e implementação muito inteligente das melhorias do Firewall do Windows fazem um pacote geral atraente. Recursos de segurança que oferecem aos melhores aplicativos de segurança do mercado uma corrida por seu dinheiro apenas adoçam o negócio. Se tivéssemos que reclamar de algo, seria que o preço da assinatura é um pouco alto e que Windows e Android ainda são os únicos sistemas operacionais suportados. Estas são reclamações menores contra um produto excelente.

COISAS QUE GOSTAMOS / NÃO GOSTAMOS:

  • Ferramentas fantásticas de monitoramento
  • Pacote de aprimoramento do Firewall do Windows muito inteligente
  • Interface de usuário atraente e profissional