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Como usar o Google Trends para pesquisas? (Review)

Tenho certeza de que, se você já fez uma pesquisa de palavras-chave, usou o Google Trends para verificar o interesse em uma determinada palavra-chave. Mas muitos SEOs nunca utilizam todo o potencial desta ferramenta fantástica.

Por isso, decidimos escrever um artigo sobre o Google Trends .

Nesta postagem, abordaremos algumas maneiras legais de usar o Google Trends para ajudar na pesquisa de palavras-chave e na estratégia de marketing de conteúdo.

Mas primeiro, vamos entender o que é o Google Trends (e não é).

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os dados do Google Trends (e como ele funciona)…

Quando comecei a escrever este artigo, percebi que havia alguma confusão sobre os dados do Google Trends na Internet.

Muitas pessoas pensam que a curva de tendência é a  representação direta do volume de pesquisa da consulta ao longo do tempo (como o que você pode ver na ferramenta Google Keyword Planner).

Não é exatamente  assim que funciona.

Deixe-me mostrar os gráficos de tendências para a palavra-chave “flores” na ferramenta Google Trends e GKP :

NOTA. Você não pode mais ver esses gráficos no Google Keyword Planner, a menos que esteja gastando uma certa quantia em anúncios do AdWords.

Como você pode ver, eles se parecem bastante, mas não são idênticos.

Enquanto o Google Keyword Planner mostra dados absolutos do volume de pesquisas, o Google Trends mostra a popularidade relativa  de uma consulta de pesquisa.

Aqui está a explicação da Central de Ajuda do Google Trends :O Google Trends ajusta os dados da pesquisa para facilitar as comparações entre os termos. Cada ponto de dados é dividido pelo total de pesquisas na geografia e no intervalo de tempo que ele representa, para comparar a popularidade relativa.

Em outras palavras, popularidade relativa é a proporção do volume de pesquisa de uma consulta com a soma dos volumes de pesquisa de todas as consultas possíveis.Os números resultantes são escalados em um intervalo de 0 a 100, com base na proporção de tópicos para todas as pesquisas.

O Trends elimina buscas repetidas da mesma pessoa por um curto período para fornecer uma imagem melhor. E é importante observar que o Trends mostra apenas dados para termos populares (o volume baixo aparece como 0).

Aqui está o gráfico do Google Trends para a consulta “Facebook” nos últimos 12 meses (nos EUA ):

tendência do facebook nos EUA

Para demonstrar como o Google Trends cria seu gráfico “Interesse ao longo do tempo”, vamos fingir que tenho os mesmos dados que o Google possui. (Eu realmente não tenho, infelizmente.)

Aqui está a tabela que eu fiz para esta simulação:

Para criar um gráfico da mesma forma que o Google Trends, siga as seguintes etapas:

  1. Calcule a popularidade relativa como uma proporção do volume de pesquisa da consulta para o número total de pesquisas.
  2. Escale esses valores proporcionalmente para que o valor máximo seja 100.
  3. Coloque os pontos no gráfico.
Simulação de gráficos do Google Trends

Este exemplo nos fornece duas sugestões importantes:

  1. A popularidade do termo de pesquisa muda quando o volume de pesquisa da consulta é alterado (consulte maio de 2017 a junho de 2017). Isso é bastante óbvio, certo?
  2. A popularidade do termo de pesquisa também será alterada se o número total de pesquisas for alterado , mesmo que o volume de pesquisa da consulta seja constante (consulte junho de 2017 a julho de 2017 no meu exemplo acima).

Agora você vê que a popularidade usada no Google Trends nem sempre se correlaciona com o volume de pesquisa da consulta. Mas na maioria dos casos, ele faz.

Por exemplo, se você usar a palavra-chave “Guerra nas Estrelas”, perceberá que o mesmo pico (dezembro de 2015) aparece no Google Trends.

Exemplo de Guerra nas Estrelas

Isso apesar do Keywords Explorer mostrar a tendência do volume de pesquisa, enquanto o Google Trends mostra a tendência de “popularidade” (conforme descrito acima).

Agora, deixe-me mostrar como você pode (e deve) usar o Google Trends em suas atividades de marketing on-line e durante a pesquisa de palavras-chave  em particular.

Caso contrário, continue a ler.

1. Identificar tendências sazonais, em seguida, criar (e promover) de conteúdo no DIREITO tempo!

Você provavelmente percebe que os volumes de pesquisa de algumas palavras-chave são afetados pela sazonalidade.

Por exemplo, dê uma olhada nos dados do Google Trends para a palavra-chave “guarda-chuva” nos EUA .

guarda-chuva eua

E aqui está a mesma tendência na Austrália:

guarda-chuva austrália

Você pode ver que a consulta “guarda-chuva” é a mais popular nos EUA em junho, enquanto na Austrália o pico cai em dezembro. Estes são os meses em que a estação das chuvas começa nesses países e as pessoas percebem que não querem se molhar.

Portanto, se sua empresa depende da estação, você pode estimar rapidamente seus picos e seus mínimos analisando as consultas de pesquisa relevantes no Google Trends.

Em seguida, você pode usar esses dados de duas maneiras:

  1. Crie conteúdo relevante para coincidir com o pico : por exemplo, se você mora na Austrália e vende guarda-chuvas, pode fazer sentido montar um “guia de preparação para a estação chuvosa” e publicá-lo em dezembro. Afinal, é nesse momento que é mais provável que seus clientes em potencial procurem essas informações.
  2. Comece a otimizar as páginas relevantes existentes antes do (s) pico (s) : digamos que você já tenha um “guia de preparação para a estação chuvosa” ou talvez uma página de comércio eletrônico que venda guarda-chuvas. Seria bom começar a priorizar a otimização dessas páginas alguns meses antes do pico ocorrer (ou seja, 2 a 3 meses antes de dezembro, se você estiver na Austrália). Por exemplo, você pode iniciar uma campanha de criação de links em outubro – isso provavelmente resultará em um pequeno aumento no ranking a tempo do período de pico de pesquisa.

2. EVITE “unicórnios de palavras-chave” verificando picos de popularidade com distorção de dados

Se você estiver tentando identificar um bom tópico para o seu próximo conteúdo, não escreva uma única palavra até verificar o tópico com o Google Trends.

Você não quer perder tempo criando conteúdo para tópicos em queda.

Mas o termo “ioiô” apenas calcula a média de 47 mil pesquisas por mês.

fidget spinner yoyo

Dado que a dificuldade da palavra- chave ( KD ) para ambas as palavras-chave é semelhante, seria muito mais sensato criar conteúdo com o termo “girador de mão”, certo?

NOPE .

Aqui está uma comparação dos dois termos no Google Trends .

fidget spinner yoyo tendências do google

Você pode ver que houve um grande aumento na popularidade do “fidget spinner” em maio de 2017.

Mas desde então, o interesse caiu maciçamente – agora não é quase nada.

Por outro lado, o interesse em ioiôs (eu amo ioiôs) permanece constante.

De fato, se você olhar atentamente, verá que “ioiô” agora é um termo mais popular do que “fidget spinner”.

3. Encontrar tópicos relevantes que são tendências RIGHT NOW … então capitalizar sobre eles

Usando as  pesquisas de tendências , você pode encontrar consultas de pesquisa que tiveram um salto significativo em popularidade nas últimas 24 horas (em qualquer local).

Mas por que você quer fazer isso?

Bem, vamos supor que você gere um blog sobre celebridades.

Você verifica as pesquisas de tendências em 4 de março de 2018 e vê isso:

oscars google trends

Parece que o Oscar está na moda!

Mas o fato de esse tópico ser tendência não significa que você já esteja atrasado?

Não necessariamente.

Aqui está o gráfico de tendências de pesquisa para a frase “Oscar” durante sete dias, de 2 a 9 de março:

oscars marcha tendência

Você pode ver que o dia 4 de março – o dia em que o assunto era tendência no Google Trends – não era realmente o pico; 5 de março foi o pico.

Em seguida, saiu em 6 de março.

Portanto, embora a janela de oportunidade aqui seja pequena, você pode ver que ainda   uma oportunidade.

Nem sempre é esse o caso.

Às vezes Google Trends faz  destacar o trending topic no dia em que os picos.

Por exemplo, o termo “dia das mães” não se tornou uma pesquisa de tendências até 11 de março.

tendências do dia das mães

Mas como 11 de março era  o dia das mães (pelo menos no Reino Unido ), o interesse caiu imediatamente no dia seguinte.

tendências do dia das mães

Nesse caso, a menos que você já tenha o conteúdo relacionado ao dia das mães preparado com antecedência, você teria chegado tarde demais.

Mas como você descobre se um termo de tendência já atingiu o pico?

Bem, se é um termo que provavelmente atinge picos na mesma época todos os anos, observe quando o pico ocorreu no ano passado.

Por exemplo, o dia das mães caiu em 23 de março de 2017. Mais uma vez, foi quando o pico ocorreu.

dia das mães 2017

Observando esses dados históricos, é possível prever se o interesse em um tópico de tendência provavelmente aumentará ou diminuirá.

4. Use os dados do Google Trends para ajudar a planejar seu calendário de conteúdo

Espere um minuto!

Vamos dar uma olhada nos dados do Google Trends para o termo “Oscar”.

Se observarmos o prazo por um período de cinco anos, podemos ver que o pico ocorre aproximadamente na mesma época do ano; o começo de março.

oscars google trends 5 anos

Isso ocorre porque o Oscar acontece todos os anos em março.

Portanto, se você administra um site sobre fofocas sobre celebridades, provavelmente deve  anotar isso no seu calendário de conteúdo.

Você pode produzir conteúdo sobre esse tópico em março de cada ano.

(Eu sei o que você está pensando … este é um exemplo bastante óbvio, certo? Quero dizer, se você está executando um site de fofocas sobre celebridades, provavelmente já tem isso coberto.)

Aqui está um exemplo menos óbvio:

lua cheia google tendências

Aqui, você pode ver um pico ocorrendo aproximadamente uma vez por mês.

Você consegue adivinhar qual é o termo de pesquisa?

“ Lua cheia ”.

Mas como você ajustaria seu calendário de conteúdo para isso? Certamente não faria muito sentido publicar um novo post sobre luas cheias todo mês, certo?

É verdade, mas você pode criar UMA postagem e atualizá-la com novas informações a cada mês. 🙂

É isso que o Space.com faz com o calendário da lua cheia .

calendário da lua cheia

Tudo o que eles precisam fazer é atualizar alguns fatos e números a cada mês.

Provavelmente, não é preciso muito esforço, mas mantém o conteúdo atualizado e atualizado.NOTA DO EDITORDeseja ver um exemplo ainda menos óbvio?

Verifique os dados do Google Trends para “roupas assustadoras”.

roupa assustadora tendências do google

Há um aumento na popularidade da pesquisa todos os anos por volta de outubro – ou seja, o Halloween.

Qual é a minha recomendação para este?

Publicar os “top XX mais assustadores trajes de Halloween para 20XX ” todos os anos em meados de outubro. (Ou atualize sua postagem existente do ano anterior.)

Simples mas efetivo. 🙂

Joshua Hardwick

Joshua HardwickChefe de Conteúdo

5. Use “consultas relacionadas” para encontrar NOVO ideias de palavra-chave ( E mesmo ROUBAR negócio de seus concorrentes)

O Google Trends pode revelar as consultas que as pessoas também pesquisam quando pesquisam seu termo.

Por exemplo, as pessoas que pesquisam “tênis” também tendem a pesquisar “Nike” e “Adidas”.

consultas relacionadas a tênis tendências do google

NOTA. Existem duas opções disponíveis no Google Trends para consultas relacionadas: “Início” e “Em ascensão”. Se você estiver curioso sobre as diferenças entre essas duas opções, pressione o ícone de ponto de interrogação ao lado de “Consultas relacionadas” na interface do Google Trends (dica: dê uma olhada na captura de tela acima para ver onde fica).

Isso não apenas oferece uma ótima oportunidade para encontrar mais palavras-chave (ou seja, aquelas que você talvez ainda não tenha pensado), mas também ajuda a entender melhor as necessidades do seu cliente em potencial e sua “jornada de pesquisa”.

Mas você também pode ir um passo além, encontrando as buscas relacionadas para  as pesquisas relacionadas.

Por exemplo, aqui  estão as pesquisas relacionadas a “tênis Nike” (ou seja, uma das pesquisas relacionadas da pesquisa anterior).

tênis nike pesquisas relacionadas ao google trends

Mas não pare por aí.

Você também pode fazer as consultas sugeridas pelo Google Trends e usá-las como palavras- chave iniciais no Explorador de palavras- chave . Isso fornecerá ainda mais ideias de palavras-chave.

Lá, você pode aplicar filtros de pesquisa para Volume de pesquisa e Dificuldade de palavras-chave ( KD ) para encontrar algumas informações reais.

consultas relacionadas com os mesmos termos ahrefs

DICA: USE CONSULTAS RELACIONADAS PARA ENCONTRAR CONCORRENTES E CRIE POSTAGENS DO TIPO “VOCÊ VS. CONCORRENTE” PARA ROUBAR SEUS NEGÓCIOS

É provável que as pessoas pesquisem sua marca no Google.

Mas quais de seus concorrentes eles também estão procurando?

Veja como descobrir:

Digite seu nome de marca no Google Trends e dê uma olhada nas consultas relacionadas.

consultas relacionadas ahrefs tendências do Google

De fato, planejamos criar essas páginas no futuro. Estamos ocupados com outras coisas mais importantes no momento.

Aqui está um exemplo  dessa página da Asana.

asana vs basecamp

6. Veja EXATAMENTE quais cidades e sub-regiões PRECISAM de seus produtos ou serviços (então seja direcionado a laser com sua estratégia de SEO )

O Google Trends permite que você veja onde (por exemplo, país, cidade, sub-região ou região metropolitana) uma consulta de pesquisa é mais popular.

Isso pode responder a uma pergunta fundamental: onde seus produtos ou serviços são mais necessários?

Vamos ver onde nos EUA os aquecedores de ambiente são muito procurados.

aquecedores de ambiente

Estados do norte. O que é bastante óbvio.

Que tal um colapso no nível da cidade? O Google Trends pode fazer isso.

aquecedores por cidade

(Alguém de Portland? Como está o tempo?)

Mas como você pode usar esses dados?

Aqui estão apenas algumas idéias:

  1. Segmente essas regiões com o PPC (ou seja, o AdWords)  – não desperdice dinheiro segmentando todo o EUA no Google AdWords. Basta exibir anúncios para as cidades ou sub-regiões onde residem seus clientes em potencial.
  2. Crie conteúdo útil direcionado especificamente para pessoas nessas áreas  – por exemplo, “ Morando em Seattle? Veja como economizar na sua conta de aquecimento neste inverno ” .

O Google Trends também permite comparar como o interesse de uma consulta de pesquisa específica difere em vários locais. (Para minha vergonha, descobri esse recurso há apenas alguns dias.)

Para fazer isso, clique em “mais” no lado direito de uma das caixas de pesquisa e aplique os filtros relevantes:

comparar interesse em regiões

Na captura de tela abaixo, você pode ver um exemplo perfeito do conceito de “popularidade” no Google Trends:

Exemplo de popularidade versus volume de pesquisa

O volume de pesquisa da consulta “Guerra nas Estrelas” é obviamente muito maior nos EUA do que no Reino Unido . Mas os gráficos são quase idênticos. O que significa que Star Wars é igualmente popular nas duas regiões.

volumes de pesquisa de star wars

DICA: USE ESSA TÁTICA PARA DESCOBRIR OPORTUNIDADES LOCAIS DE SEO

Imagine que você é um contador da Flórida.

Como você sabe onde  seus serviços são mais necessários?

Simples. Pesquise “contador” no Google Trends, filtre por estado e verifique a análise de “interesse por metrô”.

contador florida interesse por metro

(Você também pode consultar “interesse por cidade” para obter uma visão mais granular.)

Agora que você sabe onde seus serviços são mais necessários, você pode usar esses dados para priorizar seus esforços locais de SEO . Por exemplo, você pode decidir criar páginas de destino segmentadas explicitamente para os residentes de Miami ou Gainesville.

Você poderia até usar esses dados para fazer planos de expansão para o seu negócio-it é que  poderoso.

7. Refine sua estratégia de SEO em vídeo analisando o que as pessoas estão procurando no YouTube

O Google possui o YouTube, mas isso não significa que a popularidade de uma consulta de pesquisa específica seja igual nos dois mecanismos de pesquisa. Não é.

Para ilustrar isso, aqui estão os dados de pesquisa na web do Google Trends para ” tutorial em HTML ” desde 2008.

tutorial html pesquisa na web google trends

Você pode ver claramente que a popularidade desse termo vem caindo de maneira bastante consistente.

Mas aqui está o gráfico de tendências para o YouTube.

(Sim, o Google Trends permite filtrar as tendências do YouTube – basta clicar em “Pesquisa do YouTube” no menu suspenso)

youtube html tutorial tendências do google

Curiosamente, encontramos o oposto: a popularidade no YouTube está aumentando.

Parece que as pessoas estão cada vez mais recorrendo ao YouTube para atender às suas necessidades de tutoriais em HTML .

serps de resultado de vídeo serp overview ahrefs

Se você ver algum resultado de vídeo classificado no Google, é provável que o Google tenha identificado que os pesquisadores desejam visualizar o conteúdo de vídeo sobre este tópico.

Portanto, você pode ter certeza de que existe um volume de pesquisa decente no YouTube para esta consulta.

Palavras Finais

O Google Trends não foi criado especificamente para profissionais de marketing de conteúdo e SEOs. Mas como você pode ver, pode ser muito útil para a pesquisa de palavras-chave. (E outras tarefas relacionadas ao marketing.)

Não há outra ferramenta que fornecerá os dados mais recentes sobre as tendências da pesquisa no momento .

Você usa o Google Trends em seu trabalho de marketing? Estou ansioso para aprender suas dicas e truques.

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