Como Otimizar O PC Para Um desempenho Poderoso?

Você gostaria de acelerar o seu computador?

Os computadores pessoais, especialmente aqueles com sistema operacional Windows, tendem a ficar mais lentos com o tempo. As atualizações de software que exigem mais poder de processamento costumam ser a razão para isso.

É melhor manter seus programas de software atualizados, mas como lidar com a desaceleração, o que pode ser frustrante às vezes. 

Felizmente, podemos sempre escolher a forma mais cara, atualizando os componentes de sua máquina. Melhor RAM, placa de vídeo e uma unidade SSD podem mudar o jogo para você. Por outro lado, isso fará um buraco no seu bolso.

Aqui entra a otimização do PC.

Inclui um monte de truques e ferramentas, que possuem um valor muito minuto de forma independente. No entanto, quando combinado, ele fornece um efeito composto, resultando em um PC mais rápido.

A próxima grande questão é como otimizar seu PC para um desempenho mais rápido. É por isso que você está aqui. Eu fiz a curadoria de um guia para todas as suas dúvidas, respondendo às perguntas essenciais para você.

Você aprenderá como otimizar o desempenho de um computador usando alguns truques interessantes. Ao final, você saberá quais ferramentas são confiáveis ​​para automatizar o processo. 

Então, sem mais delongas, vamos começar.

O que é otimização de PC?

Quando falamos em ciência da computação, otimização é o processo de tornar um programa mais eficiente usando menos recursos. Com base nessa definição, a otimização do PC para usuários em geral significaria fazer sua máquina fazer mais coisas usando menos recursos.

Seu computador tem muitos arquivos inúteis e programas indesejados que ocupam espaço desnecessário e capacidade de computação. Otimizar o seu PC significaria eliminar esses elementos opcionais do processamento da sua máquina. 

Ao declarar as tarefas sem importância, você atribui mais poder às tarefas necessárias.  

Considere isso como uma limpeza programada para manter a bagunça sob controle. Você remove arquivos de lixo, desinstala aplicativos inúteis, desabilita itens de inicialização e muito mais para aumentar o desempenho do seu PC. Em troca, sua CPU direcionará a maior parte do poder de processamento para a tarefa em questão, ou seja, qualquer aplicativo que você esteja executando. 

As otimizações do PC resultam em melhor desempenho do software que você está usando. Além disso, tornará a navegação geral mais rápida e ágil. Isso diminuirá os tempos de carregamento, o que ajuda a manter seu fluxo de trabalho.  

Como Melhorar o Desempenho do Computador

Computador rodando em um sistema operacional Windows ficará lento inevitavelmente. Aqui, discuti alguns truques que o ajudarão a prolongar a vida útil do sistema e melhorar o desempenho. 

Observação : se você estiver usando seu laptop por mais de 5 a 6 anos, será mais difícil aumentar o desempenho do dispositivo. Os dispositivos eletrônicos se desgastam com o tempo e é praticamente impossível substituir todos os componentes. 

Tendo isso em mente, vamos ver o que é possível do nosso lado tirar o melhor do seu computador. 

1. Desinstale o software desnecessário

Normalmente existem alguns programas em nosso computador que vêm pré-instalados. Quase nunca os usamos e poderíamos ter alocado espaço para um melhor uso. 

Da mesma forma, costumamos instalar alguns aplicativos para uso temporário e esquecê-los com o tempo. Esses programas também ocupam a capacidade de armazenamento, sem trazer benefícios para nós.

Portanto, eu recomendo fazer uma verificação regular e desinstalar qualquer programa que não seja essencial para você. Existem duas maneiras de fazer isso. 

Em primeiro lugar, você pode esperar que o programa faça um pop-up para a atualização. Se você acha que não tem uso para o programa, pode removê-lo nessa instância. 

Em segundo lugar, você pode escolher o método manual para localizar e desinstalar os programas que você considera inúteis. Para fazer isso, siga as etapas abaixo.

  • Clique no menu Iniciar e selecione Configurações.
  • Em seguida, vá para Aplicativos e deixe seu dispositivo listar todos os aplicativos disponíveis.
  • Agora, clique no aplicativo que deseja remover e clique em “ Desinstalar ”.

Agora, você tem algum espaço livre em seu dispositivo que pode ser usado da melhor forma. Como alternativa, você também pode usar um bom programa de desinstalação para remover os aplicativos rapidamente.

2. Limite os programas na inicialização

Alguns programas em seu PC são necessários para inicializar quando você inicia o dispositivo. No entanto, nem todos precisam necessariamente fazer isso. 

Por exemplo, a Cortana é um programa essencial que deve inicializar com o dispositivo para que você possa dar comandos de voz assim que começar a trabalhar. No entanto, não é muito útil se o Photoshop aparecer toda vez que você abrir o computador. Dado que você deseja fazer outras coisas além da edição de fotos.

Mais programas de inicialização significam que seu dispositivo levará mais tempo para inicializar. Isso também afetará o desempenho geral do computador.

Portanto, é aconselhável desativar a inicialização automática de qualquer programa sem importância.

Felizmente, você pode fazer isso com menos do que alguns cliques usando o Gerenciador de Tarefas do Windows. Siga as etapas abaixo para desativar os programas na inicialização.

  • Abra o Gerenciador de Tarefas do Windows pressionando “ Ctrl + Shift + Esc ”.
  • Agora, selecione a guia Inicializar.
  • Classifique por status e veja se algum programa não essencial está ativado.
  • Clique em um programa que deseja interromper e pressione Desativar no canto inferior direito.

Isso é tudo. Você desabilitou com sucesso a inicialização do programa com o PC. Isso irá diminuir a carga de CPU e RAM, dando a você um impulso rápido para executar suas tarefas.

3. Remova malware e vírus

Se o seu computador ficou lento abruptamente sem nenhum sinal de aviso, provavelmente você tem malware em seu sistema.

Alguns programas de malware, como um minerador, usam os recursos do sistema para minerar criptomoedas. A mineração de criptos pode ser um bom investimento, mas apenas se você estiver se beneficiando com isso. Nesse caso, um cibercriminoso está se beneficiando do trabalho pesado que seu sistema está fazendo. 

Esse software desonesto geralmente fica escondido atrás de um programa legítimo que você pode ter baixado de uma fonte não confiável. Falando francamente, é mais fácil obter malware ao navegar na Internet do que evitar que nunca os receba. 

O Windows Defender faz um trabalho decente na prevenção de programas maliciosos de assumir o controle do seu computador. No entanto, há uma pequena chance de erro, pois não é “Otimizado” para rastrear todos os malwares existentes.

Portanto, eu recomendo usar um programa de segurança de terceiros, de preferência leve, que não bombardeie sua CPU com processos complicados. 

Verifique se o programa de segurança é bom em detecção lendo as avaliações dos clientes. Uma maneira segura de saber se um programa antimalware é leve é ​​ver se ele possui um mecanismo baseado em nuvem.

É leve, acessível e comprovadamente detecta programas de malware incomuns, além dos convencionais. Além disso, também é compatível com a maioria dos dispositivos, uma vez que a maioria de suas tarefas são realizadas em um mecanismo de nuvem. 

Um programa menos compatível pode tornar todos os seus esforços de otimização em vão, o que o leva ao meu próximo truque.

4. Instale apenas aplicativos de qualidade

Aqui está um conselho não tão comum para acelerar o seu computador. Os aplicativos que carregam dados não essenciais sem sua preocupação não são adequados para o seu computador. 

Além disso, um aplicativo vindo de uma boa empresa não é necessariamente um bom aplicativo. Qualquer aplicativo mal projetado que carregue desnecessariamente gráficos volumosos e consuma mais recursos para realizar tarefas minuciosas pode incomodá-lo a longo prazo. 

Se você quiser manter sua máquina ágil e saudável por mais tempo, sempre use bons aplicativos. Basicamente, estou pedindo que você instale os aplicativos que estão disponíveis na Microsoft Store. É a prática recomendada porque a Microsft testaria prontamente o aplicativo quanto à segurança e desempenho antes de apresentá-lo em sua loja de aplicativos. 

Se um aplicativo não estiver disponível na Microsoft Store, a próxima melhor opção é baixá-lo do site oficial desse aplicativo. Eu sugiro estritamente ficar longe de sites de terceiros que permitem o download do programa. Desenvolvedores duvidosos costumam agrupar aplicativos maliciosos com aplicativos legítimos antes de carregá-los em um site de distribuição gratuita. 

Você também pode ler análises de consumidores sobre o software em fóruns como o Reddit ou no site oficial. Certifique-se de que o programa seja compatível com a sua versão do Windows para esperar o melhor desempenho.

5. Desativar aplicativos de fundo

No sistema operacional Windows, aplicativos específicos podem continuar a funcionar em segundo plano, mesmo quando você não os está usando ativamente. Dependendo da sua necessidade, você pode evitar o processo em segundo plano para alguns ou todos eles.

Infelizmente, esse recurso está disponível apenas para os aplicativos do sistema. Você precisará alterar as configurações do aplicativo para qualquer software de terceiros que deseja interromper a execução em segundo plano.

Além disso, certifique-se de não desabilitar recursos essenciais de acordo com suas necessidades. 

Veja como acessar as configurações de aplicativos em segundo plano.

  • Clique no menu Iniciar e vá para Configurações.
  • Agora, selecione Privacidade e role para baixo para localizar os aplicativos de fundo.
  • Alterne o botão para qualquer aplicativo que você deseja desativar.
  • Caso contrário, você pode alternar o botão universal na parte superior para interromper todos os aplicativos.

Depois de concluído, esses aplicativos de sistema não serão executados em segundo plano, fornecendo um poder de processamento significativo à sua disposição.

6. Use a limpeza de disco

Cada computador possui uma certa quantidade de arquivos e programas que não são mais úteis. A Limpeza de disco permite localizar e excluir esses arquivos inúteis de seu sistema. 

Os arquivos inúteis consistem em resíduos de programas desinstalados, caches, miniaturas, drivers desatualizados e muito mais. Você aloca o espaço adquirido por esses arquivos de volta em seu disco, limpando-o.

Siga as etapas abaixo para acessar a Limpeza de disco em seu computador.

  • Clique no menu Iniciar.
  • Agora, role para baixo para localizar as Ferramentas Administrativas do Windows.
  • Selecione Limpeza de disco nos aplicativos disponíveis na pasta.
  • Agora, selecione a unidade que deseja limpar.
  • O aplicativo encontrará todos os arquivos inúteis na unidade. Posteriormente, ele solicitará que você selecione o tipo de arquivo que deseja excluir.
  • Marque as caixas e clique em Ok para concluir o processo.

A Limpeza de disco mostrará efeitos observáveis ​​dependendo do espaço disponível em seu computador. Se você tiver espaço livre limitado em seu disco, a Limpeza de Disco pode melhorar significativamente a velocidade do seu PC.

7. Use desfragmentação e otimizar drives

Da mesma forma, também recomendo desfragmentar o disco rígido de vez em quando. Considere a desfragmentação análoga ao realinhamento de sua sala. Depois de remover o lixo, você deve colocar o material valioso de forma adequada.

A ferramenta de desfragmentação percorrerá sua unidade e verá se consegue ajustar os dados disponíveis em menos espaço. Lembre-se de quando você limpou sua prateleira da última vez. Você pegaria todas as coisas e as colocaria de volta, mas surpreendentemente há espaço para mais coisas porque você as coloca em ordem.

Da mesma forma, seu disco possui dados fora de ordem devido à exclusão e movimentação de arquivos de um lugar para outro. O programa de desfragmentação detecta as lacunas e reúne nossos dados para criar mais espaço. Também ajuda o computador a abrir os locais dos arquivos com mais rapidez quando precisar deles na próxima vez.

Para desfragmentar sua unidade, siga as etapas abaixo.

  • Clique no menu Iniciar .
  • Agora, role para baixo para localizar as Ferramentas Administrativas do Windows.
  • Selecione Desfragmentar e otimizar o Drive nos aplicativos disponíveis na pasta.
  • Agora, selecione a unidade que deseja otimizar.
  • Clique no botão Analisar e deixe seu sistema verificar sua unidade.
  • Agora, clique na opção Otimizar se sua unidade estiver fragmentada.

Você também pode agendar otimizações diárias / semanais nas configurações da janela Optimize Drives.

8. Limpe a unidade nas configurações

Existe outra maneira de localizar e remover arquivos inúteis do seu dispositivo. Surpreendentemente, você ainda encontrará arquivos inúteis aqui se já tiver excluído alguns usando os métodos acima. Como eu disse inicialmente, a otimização do PC é uma série de pequenas tarefas que você deve realizar para se beneficiar do efeito composto.

Quer seja a unidade de disco rígido (HDD) da velha escola ou uma unidade de estado sólido (SDD), é melhor não preencher a unidade até sua capacidade total. Se um novo dispositivo achar difícil concluir tarefas com eficácia, pode ser porque a unidade de disco está quase cheia.

O Microsoft Windows vem com a função embutida de Storage Sense. Dá a você um controle superior para escolher e excluir tipos específicos de arquivos. Eu uso esse recurso para excluir arquivos temporários, pois a remoção de arquivos do sistema pode impactar negativamente os processos do sistema operacional. 

Para acessar o Storage Sense em seu PC, siga as etapas abaixo.

  • Clique no menu Iniciar e selecione Configurações.
  • Agora, selecione Sistema e vá para a guia Armazenamento.
  • Ele mostraria a você a alocação de memória em sua unidade, dependendo do tipo de arquivo.
  • Aqui, selecione Arquivos temporários e marque as caixas para o tipo de dados que deseja excluir.
  • Por fim, clique no botão Remover arquivos para excluir os dados selecionados.

Você pode ir mais longe examinando outras unidades de armazenamento em seu dispositivo. O Storage Sense é mais útil se você deseja excluir do disco uma categoria específica de arquivos, como música, documentos, imagens e muito mais.

Além disso, você pode usar o Storage Sense para remover arquivos duplicados. Ele pode remover os dados que você armazenou em uma nuvem. A única condição é que você deve usar o One Drive para armazenamento em nuvem.

9. Use o ReadyBoost

O ReadyBoost é um dos recursos mais importantes da Microsoft. O Windows introduziu esse recurso pela primeira vez na famosa versão do Vista.

O único propósito do ReadyBoost é usar uma unidade flash ou cartão SD como um espaço adicional para armazenar arquivos em cache. Em outras palavras, ele opera como uma RAM móvel para o seu PC.

Considerando que usar uma unidade flash para aumentar o desempenho é útil, atualizar sua RAM é sempre uma opção melhor. Ainda assim, você obtém a flexibilidade de usar seu pen drive para armazenar arquivos gerais também.

Use este recurso sempre que quiser fazer um processamento pesado e não houver opção para atualizar a RAM. Ele servirá como um impulso temporário enquanto você trabalha. 

Além disso, é importante notar que o ReadyBoost pode não ser útil se você estiver usando um SSD.

Dito isso, aqui está como você pode configurar seu pen drive para o ReadyBoost.

  • Em primeiro lugar, conecte sua unidade removível ao computador.
  • Agora, abra o Explorador de Arquivos e vá para Meu PC.
  • Você encontrará o dispositivo recém-conectado na seção Dispositivos e unidades .
  • Clique com o botão direito nele e vá para Propriedades.
  • Aqui, selecione a guia ReadyBoost.
  • Agora, escolha a opção que diz: “ Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost ”.
  • Atribua o espaço desejado ao seu sistema para usar usando o controle deslizante abaixo.
  • Finalmente, clique em Aplicar e Ok.

Agora, você pode usar seu flash drive como uma RAM externa para o seu PC. O ReadyBoost mostrará um aumento promissor no desempenho do PC se você usar um aplicativo pesado como o Photoshop em um computador de baixo custo. 

10. Instale a última atualização

Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft decidiu lançar atualizações regulares para seu sistema operacional. Anteriormente, costumávamos obter uma nova versão do Windows uma vez a cada um ou dois anos. 

Instale atualizações cumulativas

Essa nova abordagem permitiu à Microsoft otimizar a versão atual por iteração. Portanto, você recebe uma nova atualização secundária a cada duas semanas. Resumindo, sempre há uma atualização disponível sempre que você sentir que o sistema está atrasado.

Atualizar é um negócio complicado. Às vezes, é a causa de um problema, embora se torne a solução na próxima vez. É melhor manter o computador atualizado por motivos de segurança. Também ajudará a manter o desempenho do seu sistema operacional otimizado.

O Windows é capaz de se atualizar automaticamente. No entanto, às vezes ele não instala a atualização diretamente. Portanto, fazê-lo manualmente de vez em quando parece uma opção melhor.

Use as etapas a seguir para instalar as atualizações manualmente.

  • Em primeiro lugar, clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Em seguida, selecione Atualização e segurança.
  • Agora, clique em Verificar atualizações na guia Windows Update.

Ele mostrará todas as atualizações pendentes e você pode instalá-las instantaneamente. Você também pode escolher as atualizações opcionais para instalar os drivers de dispositivo mais recentes.

Reinicie o seu computador assim que a atualização for instalada. Você pode esperar um desempenho ligeiramente melhor com atualizações regulares. Enquanto isso, ele também pode resolver qualquer problema importante que esteja causando problemas.

Instale a última versão

O método mencionado acima permite instalar as atualizações cumulativas, ou seja, os patches de segurança e atualizações de otimização. No entanto, o Windows também lança uma atualização de versão de vez em quando. 

A atualização da versão trará algumas mudanças significativas em seu sistema operacional, visualmente e também em termos de desempenho. 

Use as etapas a seguir para atualizar sua versão do Windows.

  • Em primeiro lugar, clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Em seguida, selecione Atualização e segurança.
  • Agora, clique em Verificar atualizações na guia Windows Update.
  • Selecione Baixar e instalar na seção Atualização de recursos.
  • Reinicie o PC para que a atualização tenha efeito.

A tela mostrará se houver alguma atualização de recurso disponível. Se não o vir, significa que já está com a versão mais recente. Ou a nova atualização ainda não é compatível com sua configuração de hardware. 

Atualizar drivers de dispositivo

Um driver de dispositivo é um programa de computador que funciona como mediador entre o hardware do computador e o sistema operacional. Cada hardware, como touchpad, mouse, teclado, alto-falante e muito mais, tem um driver dedicado próprio. 

Um driver de dispositivo instável pode causar uma cadeia de eventos levando a um comportamento inesperadamente imprevisível do computador. Você pode experimentar o atraso do mouse, as teclas não funcionam e atrasos visuais ao alternar entre os aplicativos. 

Cada combinação de hardware e sistema operacional requer um driver de dispositivo exclusivo. Portanto, é necessário instalar a versão apropriada em seu computador. Isso certamente o ajudaria a melhorar o desempenho do seu PC.

Antes de entrar em detalhes, você deve baixar os drivers adequados para o seu dispositivo manualmente. Todos os fabricantes de hardware geralmente fornecem drivers compatíveis em seus sites. Baixe e descompacte o pacote antes de continuar.

Você também encontrará o guia de instalação no site do fabricante. Eu sugiro fortemente que você siga essas instruções. Se não houver nenhum, você pode usar as seguintes etapas.

Veja como você pode verificar e instalar a versão mais recente dos drivers de dispositivo em seu computador.

  • Em primeiro lugar, abra o menu Iniciar.
  • Agora, role para baixo para localizar a pasta Windows System e abri-la.
  • Clique em Painel de controle.
  • Altere a visualização para listar e localizar o Gerenciador de dispositivos.
  • Agora, expanda o ramo do driver de dispositivo que está causando problemas.
  • Clique com o botão direito no dispositivo e selecione Atualizar driver.
  • Um pop-up solicitará que você escolha o local para instalar os drivers; escolha a opção Navegar no meu computador para obter o driver.
  • Agora, clique no botão Procurar e localize o arquivo do driver.
  • Por fim, clique em Ok , Próximo e Fechar para concluir o processo.

Seu computador instalará o driver agora e resolverá qualquer problema relacionado. Isso melhoraria o desempenho do seu dispositivo.

Atualizar aplicativos

Um aplicativo desatualizado pode ser a causa raiz de muitos problemas. Geralmente consiste em vários bugs e se torna incompatível com as novas versões do Windows. 

Enquanto isso, pode haver alguns problemas de segurança permitindo que os hackers encontrem um backdoor em seu sistema. Portanto, é melhor manter todos os nossos aplicativos atualizados.

A Microsoft faz um ótimo trabalho ao atualizar automaticamente o aplicativo que você baixa em sua loja. No entanto, você precisará atualizar manualmente qualquer aplicativo instalado de outras fontes.

Quase todos os aplicativos notificam o usuário sempre que uma atualização está disponível. Na maioria das vezes, você pode instalar a atualização do próprio aplicativo. Assim, minimizando seus esforços. 

No entanto, atualizar aplicativos pode ser entediante se você tiver muitos deles para usar de vez em quando. Manter uma verificação regular é essencial nesses casos. Ou você pode deixar uma ferramenta de otimização cuidar das atualizações. Mais sobre isso mais tarde.

11. Mude para o plano de energia de alto desempenho

Usar o plano de energia de alto desempenho no Windows permitirá que você faça mais coisas em menos tempo. Ele é otimizado para processamento mais rápido. No entanto, o plano também consome mais energia por razões óbvias.

Felizmente, você pode escolher usar vários planos quando estiver conectado à tomada e usando a bateria. Prefiro usar a configuração de desempenho quando meu laptop está conectado.

O Windows apresenta três opções de configurações de desempenho: Balanceado, Economia de energia e Alto desempenho. 

A configuração Balanceada é ideal para tarefas leves sem usar muita energia. 

A opção de economia de energia reduzirá o processamento rápido e os gráficos de alta qualidade para estender o tempo da bateria.

A configuração de desempenho usará o poder de processamento ao máximo e fornecerá a você o espaço de trabalho com melhor eficiência de tempo.

Aqui está como você pode escolher as configurações para otimizar seu computador.

  • Em primeiro lugar, clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Em seguida, vá para Sistema.
  • Agora, vá para a opção Ligar e dormir.
  • Clique em Configurações adicionais de energia no lado direito da tela.
  • Agora, selecione o plano de alto desempenho.

Se o plano de energia de alto desempenho não estiver disponível, você deve criar um personalizado. Recomendo fazer isso, pois você pode escolher várias configurações personalizadas.

Você poderá escolher configurações de alto desempenho ou otimizadas para bateria para várias tarefas, como processamento gráfico, configurações de vídeo e muito mais. 

Siga as etapas abaixo para criar seu plano de energia.

  • Clique na opção Criar um plano de energia quando estiver na guia Opções de energia.
  • Escolha Alto desempenho e nomeie o plano como você deseja.
  • Em seguida, clique em Avançar e em Criar para criar o plano.
  • Agora, clique na opção Alterar configurações do plano.
  • Aqui, selecione a opção Alterar configurações de energia avançadas.
  • Agora, você pode selecionar se deseja usar o modo Alto desempenho ou Economia de energia para várias tarefas quando o dispositivo estiver conectado ou usando a bateria.
  • Finalmente, clique em Aplicar e OK.

Você personalizou com sucesso as opções de energia de acordo com suas necessidades. Eu recomendo usar a configuração de alto desempenho quando conectado. Dessa forma, você pode usar o processamento mais rápido por mais tempo.

12. Desative os efeitos visuais do sistema

O Windows é mais conhecido pelas opções de personalização que oferece. Muitas dessas configurações permitem que você aplique vários efeitos visuais em seu computador. Eles podem parecer atraentes para uma mente criativa. Na realidade, eles ocupam uma boa parte da capacidade de processamento.

Configurações visuais mais complexas como transparência, sombras, animações exigirão poder de processamento continuamente. Isso tornará seu sistema mais lento eventualmente. Você pode ter dificuldade para alternar entre as guias, na pior das hipóteses. 

Portanto, se não for uma virada de jogo para você, recomendo manter a configuração visual mínima. Este truque é mais benéfico para quem tem um PC antigo. Um mais novo seria capaz de processar os gráficos com facilidade. 

Existem dois tipos de configurações visuais que você precisa cuidar para otimizar seu PC. Vamos examiná-los um por um.

Desativar efeitos visuais

Use as etapas a seguir para desativar as configurações visuais, como animações, fontes suaves, sombras e muito mais. 

  • Clique no menu Iniciar e vá para Configurações.
  • Agora, vá para Sistema e abra a guia Sobre.
  • Aqui, abra as configurações avançadas do sistema localizadas no lado direito da tela.
  • Clique no botão Configurações na seção Desempenho da janela recém-aberta.
  • Selecione a opção Ajustar para melhor desempenho.
  • Finalmente, clique em Aplicar e OK.

Isso fará com que as alterações tenham efeito. Sua tela pode parecer um pouco menos atraente, mas você economizará energia de processamento. Os resultados são visíveis a longo prazo.

Nota : Você pode escolher manualmente quais opções evitar na lista. Por exemplo, preciso de fontes nítidas e suaves, então desmarquei essa caixa.

Desativar efeitos de transparência

Para acelerar o seu PC, você pode ter que se comprometer com os elementos do Fluent Design. Um pequeno preço a pagar pelo bem maior.

Aqui está como você pode desativar os efeitos de transparência.

  • Clique no menu Iniciar e vá para Configurações.
  • Agora, abra Personalização e clique na guia Cores.
  • Aqui, desligue a chave para efeitos de transparência.

Uma vez feito isso, você verá que o Windows está funcionando mais rápido e mais poder de processamento é alocado para tarefas importantes.

13. Desativar indexação de pesquisa

O recurso de pesquisa do Windows é bastante útil quando se trata de encontrar aplicativos e arquivos. No entanto, consome muito poder de processamento para pesquisar e indexar os novos aplicativos e arquivos, impactando negativamente o desempenho do sistema.

Portanto, você pode eliminar esse processo se souber lidar com os aplicativos e tiver pastas organizadas. Esta etapa é muito útil se você tiver um dispositivo de baixo custo. Não fará muita diferença se você tiver o melhor processador e hardware em seu sistema.

Aqui está como você pode limitar a indexação de pesquisa em seu computador.

  • Clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Aqui, vá para a opção Pesquisar.
  • Agora, selecione a guia Searching Windows.
  • Role para baixo e clique em Configurações do indexador de pesquisa avançada.
  • Agora, clique no botão Modificar na janela de opções de indexação.
  • Clique no botão Mostrar todos os locais.
  • Agora, desmarque todas as caixas e clique em OK.
  • Finalmente, clique em Fechar.

Agora, o Windows indexará apenas arquivos essenciais para o seu sistema. Ele pode salvar muitos processos em segundo plano, dependendo da desordem em seu disco rígido. Deve melhorar o desempenho geral do computador.

14. Aumente o tamanho do arquivo da página

O Windows armazena alguns dados temporários no “arquivo de página”. É um arquivo oculto no disco rígido que funciona como memória quando a memória do sistema está cheia. Resumindo, ele armazena os dados do aplicativo para aplicativos em execução atualmente no seu dispositivo. 

Você pode aumentar o tamanho do arquivo de página para ajudar a melhorar o desempenho da RAM. Deve funcionar melhor se você tiver um SSD e pouca RAM no dispositivo.

Use as etapas abaixo para modificar o tamanho do arquivo de página.

  • Clique no menu Iniciar e vá para Configurações.
  • Agora, vá para Sistema e abra a guia Sobre.
  • Aqui, abra as configurações avançadas do sistema localizadas no lado direito da tela.
  • Clique no botão Configurações na seção Desempenho da janela recém-aberta.
  • Agora, vá para a guia Avançado.
  • Aqui, clique em Alterar na opção Memória Virtual.
  • Desmarque a opção Gerenciar automaticamente o tamanho dos arquivos de paginação para todas as unidades.
  • Marque a caixa Tamanho personalizado.
  • Mencione o valor recomendado na caixa Tamanho inicial e um número maior na caixa Tamanho máximo.
  • Finalmente, aperte Set , então Ok , e então Ok novamente.

Você precisará reiniciar o PC para que a alteração entre em vigor. 

Dica : se o tamanho do arquivo da página já for maior do que o recomendado, tente dobrar o valor.

Seu computador deve funcionar melhor depois de fazer as alterações. No entanto, se você não estiver satisfeito com o desempenho, pode sempre reverter as alterações. Basta seguir o procedimento mencionado acima, selecionar a opção Gerenciar automaticamente o tamanho dos arquivos de paginação para todas as unidades e desmarcar a opção Tamanho personalizado.

15. Restaure o último estado de funcionamento

Às vezes, você pode fazer alterações e esquecer como revertê-las. Caso contrário, uma atualização instável também pode tornar seu sistema mais lento. Geralmente acontece se você montou seu computador com várias peças em vez de comprá-lo do mesmo fabricante.

Felizmente, o Windows tem a opção de restaurar seu PC ao estado de funcionamento anterior usando o Ponto de Restauração do Sistema. Porém, para usá-lo, é necessário configurá-lo antes do dano.

Veja como usar o Ponto de Restauração do Sistema em seu computador Windows.

  • Clique no menu Iniciar e vá para Configurações.
  • Agora, vá para Sistema e abra a guia Sobre.
  • Aqui, abra a proteção do sistema localizada no lado direito da tela.
  • Agora, clique no botão Restauração do sistema.
  • Clique no botão Avançar e selecione a versão mais recente da restauração do sistema.
  • Agora, clique no botão Verificar programas afetados para saber quais aplicativos serão desinstalados após a restauração do Windows.
  • Por fim, clique no botão Avançar e Concluir para concluir a restauração.

Assim que a restauração for concluída, seu PC retornará à versão em que o desempenho não era o problema. 

O programa de restauração removerá todas as atualizações do sistema, aplicativos instalados, drivers, alterações do sistema e muito mais. No entanto, isso não afetará os arquivos pessoais de forma alguma. 

16. Redefinir o PC para os padrões de fábrica

A última opção para tornar seu sistema mais rápido é remover tudo e instalar um novo sistema operacional. Ele irá desinstalar todos os programas do seu dispositivo. Em troca, você obterá inicialização mais rápida, melhor vida útil da bateria e desempenho geral. 

Nota : Certifique-se de fazer um backup completo do seu computador antes de continuar com a redefinição de fábrica. A reinicialização do sistema não excluirá seus arquivos. No entanto, um pequeno erro pode apagar todos os seus dados, e você só terá arrependimentos. Vem de uma experiência pessoal. 🙁

Aqui está como redefinir os padrões de fábrica de um computador Windows.

  • Clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Agora, vá para Atualização e Segurança e selecione a guia Recuperação.
  • Em seguida, clique no botão Começar na seção Reinicializar este PC.
  • Clique no botão Manter meus arquivos . Você também pode escolher a opção Remover tudo para excluir todos os seus dados e instalar uma versão limpa.
  • Selecione a opção de reinstalação local.
  • Clique no botão Avançar e, em seguida, no botão Redefinir.

Observação : se a reinstalação local não funcionar por algum motivo ou se você quiser um Windows totalmente limpo, sem nenhum aplicativo, escolha reinstalar na nuvem.

Quando terminar, o Windows removerá todas as atualizações, configurações do sistema, configurações e aplicativos. Caso opte por remover todos os dados, você pode restaurá-los usando o backup.

Aumente o desempenho do PC usando atualizações de hardware

Todos os métodos acima são totalmente gratuitos para você usar. Eles certamente tornarão o seu PC melhor. No entanto, você pode esperar resultados mais significativos atualizando seus componentes de hardware. 

Atualize para melhor RAM

Um dos maiores motivos para o desempenho mais lento do computador é usar a memória RAM em sua capacidade total.

Existem dois tipos de memória em seu computador que funcionam para o desempenho do sistema. Uma é a memória virtual que você leu na seção acima. Outra é a memória física, também conhecida como RAM (Random Access Memory).

Antes de prosseguir, vamos ver como verificar a quantidade de RAM que seu computador está usando.

  • Abra o Gerenciador de Tarefas pressionando Ctrl + Shift + Esc.
  • Agora, vá para a guia Desempenho.
  • Em seguida, clique em Memória no painel esquerdo.

Aqui, você pode ver a memória total instalada em seu computador no canto superior direito. A guia mostrará a memória em uso na seção Em uso (compactada) . Você também pode verificar a porcentagem de RAM em uso. Se estiver constantemente acima de 80%, você deve considerar uma atualização.

RAM é uma placa de circuito impresso que vai para a placa-mãe do seu computador / laptop. Muitos modelos de laptop permitem que você altere ou adicione RAM extra ao seu dispositivo. Em comparação, você pode atualizá-lo em qualquer PC.

Há um limite máximo para a quantidade de RAM que a placa-mãe do seu PC pode suportar. Você pode ler rapidamente sobre isso online observando o modelo do laptop ou a placa-mãe, no caso de um PC. 

Se o seu dispositivo permitir, aumente a RAM para melhorar o desempenho. 

Atualize para um SSD

É um fato bem conhecido que os SSDs são mais rápidos do que os HDDs tradicionais. Se sua máquina consistir em uma unidade de disco rígido, a atualização para uma unidade de estado sólido certamente aumentará a velocidade do sistema.

Um SSD não possui partes móveis. Isso significa que o procedimento de escrita e leitura se torna abruptamente mais rápido. Você também notará uma redução no tempo de inicialização. Além disso, a navegação geral seria mais ágil e rápida. 

Você deve verificar no site do fabricante do seu computador para ver se o seu dispositivo oferece suporte à integração SSD. Se você achar que está comprando um SSD com espaço maior fora do seu orçamento, compre um menor e instale seu sistema operacional nele.

Você também pode conectar um SSD externo por meio de uma porta USB e usá-lo para inicializar seu dispositivo. No entanto, pode ser complicado, uma vez que uma conexão frouxa irá travar seu sistema operacional instantaneamente. Portanto, use esta opção apenas se o seu dispositivo não tiver um slot para SSD. Enquanto isso, certifique-se de não mover o SSD.

Melhor software de otimização de PC

A otimização do PC é um processo contínuo. Você pode excluir os arquivos temporários milhares de vezes e ainda encontrar alguns deles esperando por você na próxima vez que inicializar o PC.

Alguns dos métodos que mencionei acima são processos únicos. Por exemplo, desabilitar os efeitos visuais, limitar os aplicativos de inicialização, aumentar o tamanho do arquivo de página e muito mais.

No entanto, muitos deles requerem sua atenção constante. Inclui métodos como limpeza de disco, desfragmentação, instalação de atualizações e muito mais.

Felizmente, alguns aplicativos excelentes estão disponíveis no mercado que podem cuidar de tudo isso com um único clique. Além disso, você também pode automatizar o processo. O aplicativo faria uma verificação semanal / mensal, removeria todos os arquivos temporários ou instalaria as atualizações necessárias.

Aqui estão alguns dos melhores aplicativos de otimização de PC que usei.

Auslogics BoostSpeed

Se você está procurando uma solução completa para otimização de PC, use Auslogics BoostSpeed.

Existem várias configurações disponíveis para acelerar o seu PC. Ele remove todas as chaves corrompidas e entradas inválidas do registro. Pode ser problemático fazê-lo manualmente, pois um arquivo errado excluído significa um sistema instável. Portanto, é melhor deixar as coisas complexas para os programas otimizadores.

Ele também pode ajustar o uso de CPU e RAM para atribuir mais energia a tarefas essenciais.

Mais alguns recursos de tirar o fôlego são os seguintes.

Modo Cat : Desabilita o teclado e o mouse quando o PC está travado. Assim, seus animais de estimação não poderão enviar e-mails de trabalho em seu nome.

Proteção do navegador : avisa sobre mudanças na página inicial e protege o DNS. Também limparia os cookies de rastreamento após sua sessão de navegação.

Localizador de arquivos duplicados : Encontra arquivos duplicados e os remove.

Recuperação de arquivos : recupera arquivos excluídos acidentalmente.

Limpador de espaço livre : Limpa o espaço livre em disco para que ninguém possa recuperar arquivos deles.

Além dos recursos exclusivos mencionados acima, o Auslogics BoostSpeed ​​também contém os recursos essenciais para a otimização do PC, como limpeza de disco, gerenciador de desinstalação, desfragmentador de disco e muito mais.

Você pode agendar check-ups regulares rapidamente para que não precise se preocupar com a limpeza do PC.

iolo System Mechanic Pro

Se você quiser uma abordagem mais preocupada com a privacidade, use o iolo System Mechanic Pro.

É uma excelente ferramenta para corrigir vários problemas de otimização em seu sistema. Ele também remove bloatware desnecessário, bloqueia spyware e vírus e desativa os serviços agressivos de coleta de dados pessoais do Windows.

Aqui estão alguns recursos mais notáveis ​​apresentados pelo iolo System Mechanic Pro.

Limpador de privacidade : limpa o cache, o histórico e os cookies usados ​​para rastrear seus dados confidenciais.

Net Booster : aumenta a velocidade de downloads, jogos e navegação na Internet.

Otimizador de segurança : Ele verifica as falhas de segurança do Windows e as corrige.

System Shield : ele bloqueia malware detectando sua assinatura e análise comportamental.

DriveScrubber : Apaga dados pessoais e sensíveis permanentemente.

Além desses recursos impressionantes, a mecânica do sistema iolo também consiste em ajustes essenciais para melhorar a velocidade do computador, remover arquivos inúteis e desfragmentar discos para acessibilidade mais rápida.

Advanced SystemCare Ultimate

Se você deseja monitorar o desempenho do sistema continuamente, use o Advanced SystemCare Ultimate.

Ele consiste em muitos recursos úteis para melhorar o desempenho geral do sistema. Os recursos regulares incluem limpeza de disco, editor de registro, desfragmentador e muito mais.

Além disso, os recursos automáticos nos ajudam a manter o problema fora de vista. O aplicativo executa limpezas, limpa trilhas de navegação e se atualiza sem intervenção manual.

Aqui estão mais alguns recursos impressionantes disponíveis no Advanced SystemCare ultimate.

Privacy Shield : bloqueia o acesso aos seus dados confidenciais.

Proteção de impressão digital : oculta sua identificação online, para que você permaneça anônimo.

Mineração anti-criptomoeda : Impede que sites maliciosos usem os recursos do seu sistema para minerar criptomoeda.

Monitor de desempenho : Monitora continuamente o desempenho do PC e o melhora de forma rápida e fácil.

O monitor de desempenho e a interface fácil de operar fazem o Advance SystemCare Ultimate se destacar da multidão. Ajuda a detectar qualquer mudança repentina causada por novas tarefas. Portanto, você pode decidir quais programas manter e eliminar de usar em um determinado momento. 

Além disso, você pode usar o botão de aceleração para liberar rapidamente espaço de RAM se o seu PC estiver atrasado no meio de tarefas críticas. 

Como otimizar o PC para jogos

Um computador de última geração é essencial se você for um jogador fanático. No entanto, se você ainda é um iniciante, pode começar com uma configuração de hardware leve. 

Nesses casos, otimizar seu PC para jogos é mais uma necessidade do que uma escolha. 

Vejamos algumas maneiras que podemos usar para obter um impulso rápido para jogos. 

Habilitar Modo de Jogo

O sistema operacional Windows apresenta o Modo Jogo para uma melhor experiência de jogo.

O Modo Jogo impede que o sistema instale drivers e envie notificações de reinicialização. Além disso, ajuda a atingir uma taxa de quadros mais estável, dependendo de um jogo ou sistema específico.

Você descobrirá que o Modo de Jogo está habilitado por padrão. Ele detecta quando você está jogando um jogo e, em seguida, aloca a potência máxima da CPU e GPU para o jogo em questão.

Enquanto isso, ele retarda qualquer processo em segundo plano, já que a maioria dos recursos é direcionada para o jogo. 

O modo de jogo pode mostrar comportamento com erros para jogos específicos ou configurações de hardware. Portanto, fique à vontade para desativá-lo se não estiver funcionando para você.

Veja como habilitar ou desabilitar o Modo Jogo no Windows.

  • Em primeiro lugar, clique no menu Iniciar e abra Configurações.
  • Em seguida, vá para a seção Jogos.
  • Aqui, clique em Modo Jogo, disponível no painel esquerdo.
  • Finalmente, mude o botão para ativar / desativar o Modo de Jogo.

Lembre-se de que o Modo Jogo melhorará significativamente o seu jogo se você estiver usando um PC econômico. Em contraste, você não encontrará muitas mudanças em um de última geração.

Além disso, não será muito útil se você estiver procurando por multitarefa. O Modo de Jogo impedirá qualquer processo em segundo plano enquanto o jogo estiver ativo. Portanto, o uso de vários aplicativos está fora dos limites no Modo de Jogo.

Use o modo de desempenho

O modo de jogo muda automaticamente seu PC para o modo de desempenho. No entanto, ele não detectará necessariamente que você está jogando. 

Portanto, ligar manualmente o modo Performance é uma opção inteligente.

Você pode fazer isso rapidamente clicando no ícone da bateria na área de notificação no canto inferior direito. Deve abrir a opção de configurações rápidas da bateria. Arraste o controle deslizante para a direita para mudar o seu computador para o modo Performance.

Os otimizadores de PC são bons?

Os otimizadores de PC tiveram um reinado notável na era do Windows XP. Foi uma época em que os componentes de hardware do computador não eram bons o suficiente para otimização. Portanto, as otimizações de software são usadas para aumentar significativamente o desempenho.

Um PC de última geração no mundo de hoje não requer necessariamente um programa de otimização de PC. No entanto, os benefícios extras sempre são úteis. Por exemplo, atualizações automáticas, destruidor de arquivos, ferramentas de recuperação e muito mais são muito úteis.

Um PC acessível ou econômico pode se beneficiar de otimizadores de PC além da concepção comum. Isso torna seu computador ágil e rápido, o que se resume a um trabalho mais focado.

Então, sim, se você estiver usando um PC econômico, certifique-se de usar um otimizador de PC para um ambiente de trabalho otimizado. 

Ao mesmo tempo, faça sua pesquisa e fique longe de otimizadores de PC duvidosos. Eu testei pessoalmente todos os programas deste artigo antes de mencioná-los. Eu diria que são os melhores disponíveis no mercado.