Índice
Embora o CCleaner Free seja uma ferramenta sólida por si só, esses recursos de automação encontrados na versão Pro ajudam a levar as coisas para o próximo nível. Isso inclui o uso de uma ferramenta de monitoramento automático que limpará quando um determinado limite for atingido e uma ferramenta de agendamento que executará o limpador personalizado em praticamente qualquer agendamento, conforme necessário.
Eu sou um grande fã do Cleaner há muitos anos, então será ótimo ver como esta última versão profissional se sai, vamos lá!
Características principais
- (Novo) ferramenta de verificação de integridade do PC
- Interface clara e fácil de usar
- Ferramentas de limpeza poderosas e em tempo real
- Limpeza programada e automatizada
- Ferramentas de remoção de plug-ins do navegador
- Ferramenta de limpeza de registro
- Suporte ao usuário premium
- Monitor de aplicativos de inicialização do Windows
- Ferramentas poderosas de otimização de velocidade
- Localizador de arquivos duplicados
- Recursos fortes de proteção de privacidade
- Preço muito razoável, apenas $ 24,95 / ano
- 14 dias de avaliação gratuita disponível (sem necessidade de inscrição)
Usabilidade do CCleaner Pro
Nesta seção da revisão, examinarei o CCleaner Professional com mais detalhes, começando com o processo de instalação e, em seguida, analisando alguns dos muitos recursos de limpeza e manutenção do PC com um pouco mais de profundidade.
Instalando o CCleaner Pro
A instalação do CCleaner Pro começa acessando o site do CCleaner, onde uma versão de avaliação gratuita de 14 dias da versão Pro pode ser baixada. Com pouco mais de 30 MB, o instalador foi muito rápido e fácil de baixar e executar e eu instalei o software no meu PC em muito pouco tempo.

Não são necessários detalhes pessoais ou de pagamento para aproveitar o teste gratuito de 14 dias (nem mesmo um endereço de e-mail), basta baixar e instalar o aplicativo e todos os recursos profissionais estarão disponíveis imediatamente.
Com a instalação completa e a avaliação gratuita de 14 dias, o CCleaner professional estará pronto para usar!
Limpeza personalizada
Ao abrir o CCleaner Professional pela primeira vez, veremos que a tela inicial de boas-vindas apresenta um menu muito bonito e bem definido no lado esquerdo da tela, este menu apresenta todos os principais segmentos do aplicativo e facilita encontrar a ferramenta correta muito rápido e fácil.
Um dos elementos mais importantes encontrados neste menu é a ferramenta “ Custom Clean” , onde podemos configurar a limpeza mais profunda que o CCleaner Pro oferece e aprofundar em quais elementos do nosso sistema são limpos e quais são ser ignorado.

Como pode ser visto acima, quando clicamos na ferramenta Custom Clean, aparece uma nova barra lateral que contém vários elementos do nosso sistema Windows nos quais podemos configurar a limpeza (por exemplo, Internet Explorer, Windows Explorer, arquivos de log do Windows etc.) . Enquanto outras ferramentas de limpeza de PC podem fazer suposições sobre o que exatamente deve ser limpo em qualquer um desses elementos, com o CCleaner podemos detalhar cada elemento e ser específico sobre o que é elegível para limpeza e o que deve ser deixado intocado. Por exemplo, ao limpar o Internet Explorer, podemos dizer à ferramenta para limpar (remover) nosso histórico de navegação e arquivos temporários da Internet, mas manter nossos cookies e todas as senhas salvas (conforme as configurações abaixo):

Analisando um pouco mais a ferramenta Custom Clean, podemos ver que, além de limpar todos os principais navegadores da Web, também podemos limpar profundamente o próprio sistema Windows. A limpeza do sistema Windows pode envolver a limpeza de arquivos de log, despejos de memória, campos temporários e esvaziar a lixeira do Windows, entre outras coisas.
Depois de examinar todas as opções disponíveis que podem ser limpas nesta barra lateral, estaremos prontos para começar a limpar nosso sistema, clicando no botão “ Analisar” na parte inferior esquerda da tela iniciará a criação de um relatório de limpeza antes de o trabalho começando.
Você pode pular usando o botão de análise e começar a limpar imediatamente usando o botão “ Executar Limpador” , mas analisando nosso sistema primeiro, podemos ver um relatório bem detalhado sobre o quão confuso nosso PC está e qual o efeito que a limpeza deve ter.

Como pode ser visto acima, uma vez concluída a análise, podemos ver que efeito a limpeza deve ter em nosso sistema e de quais aplicativos ou elementos de nosso sistema qualquer espaço livre será recuperado. Por fim, clicar no botão “ Executar agora ” fará com que o CCleaner funcione e realize a limpeza, uma tela de resumo aparecerá depois nos informando que tudo funcionou bem como abaixo:

E com isso, a principal ferramenta de limpeza personalizada foi abordada, no entanto, existem muitos outros recursos úteis para o CCleaner Professional, incluindo o monitoramento em tempo real e os recursos de limpeza programada que serão vistos na próxima seção.
Limpeza automática (em tempo real)
Um dos recursos mais poderosos encontrados no CCleaner Pro é o suporte para limpeza automatizada. Essa funcionalidade de limpeza automatizada inclui uma ferramenta de agendamento para executar a ferramenta principal “ Custom Clean ”, bem como algo chamado “ Smart Cleaning ”, em que o CCleaner monitora o PC em segundo plano e mantém as coisas limpas automaticamente enquanto você usa seu PC.
Observando primeiro a ferramenta de agendamento (que pode ser vista acima), agora temos a capacidade de executar a ferramenta de limpeza personalizada principal (com as configurações especificadas anteriormente) em um agendamento de nossa escolha. Por exemplo, podemos configurar o CCleaner para executar uma limpeza personalizada a cada dois dias às 19h, como na imagem acima.
A ferramenta “Limpeza Inteligente” complementa bem esse agendamento e fornece monitoramento contínuo em tempo real do nosso PC em segundo plano. Por exemplo, como pode ser visto abaixo, podemos configurar a ferramenta para limpar automaticamente o PC quando a quantidade de arquivos inúteis disponíveis para limpeza ultrapassar um determinado nível ( no meu exemplo, são 500 MB ):
Se você quiser que o Smart Clean monitore seu sistema, mas não execute automaticamente a operação de limpeza, isso também é possível. Para fazer isso, basta escolher uma das opções “somente prompt” no menu suspenso de ações, como pode ser visto abaixo:
O Smart Clean pode ser aprimorado ainda mais graças à adição da limpeza automática do navegador, que se encontra um pouco mais abaixo nesta mesma página. Como pode ser visto abaixo, podemos especificar uma ação individual para cada navegador da Web que instalamos em nosso PC, isso inclui a ferramenta Smart Clean limpar automaticamente nossa navegação ou simplesmente solicitar que nos lembremos de fazer uma limpeza manual, caso precisemos desejar.
No geral, ambas as ferramentas trazem muita automação muito útil para o que já é uma ferramenta de limpeza muito capaz. Na verdade, uma vez configurado como você precisa, o CCleaner pode ser configurado para iniciar automaticamente com o Windows e continuar seu trabalho em segundo plano com muito pouca necessidade de abrir a ferramenta regularmente novamente.
Embora um conjunto limitado dessas opções do Smart Clean esteja disponível na versão gratuita do CCleaner, o conjunto completo de opções, juntamente com a própria ferramenta de agendamento, está disponível apenas na versão CCleaner Pro.
Usando a ferramenta de verificação de integridade
A ferramenta Health Check é um ótimo complemento para o CCleaner, esta ferramenta torna muito simples manter a privacidade, espaço em disco, velocidade do sistema e segurança do PC. Ao abrir esta ferramenta pela primeira vez somos guiados pelo seu funcionamento e depois, após a geração de um pequeno relatório, fornecemos informações sobre como o nosso sistema poderia ser melhorado em cada uma das áreas mencionadas.

Começando pela aba “ Privacidade ”, podemos optar por limpar os cookies, histórico ou arquivos temporários da Internet para todos os nossos navegadores instalados. Como pode ser visto abaixo, esta ferramenta não nos oferece nenhuma opção de configuração detalhada aqui, simplesmente ativamos ou desativamos a opção e, em seguida, confiamos nas configurações padrão aplicadas pelo aplicativo.
Passando para a guia “ Espaço ” (espaço em disco), podemos optar por incluir nossa lixeira na rotina de verificação de integridade, bem como em qualquer arquivo temporário do sistema Windows.
Por fim, as guias “ Velocidade ” e “ Segurança ” estão disponíveis apenas na versão profissional do CCleaner. A guia “ Velocidade ” identificará quaisquer aplicativos instalados que possam estar deixando o PC lento durante a inicialização com a guia “ Segurança ” com foco em quaisquer aplicativos que possam precisar ser atualizados:

Depois de revisar todas as configurações que compõem a ferramenta de verificação de integridade, podemos configurá-la em execução, no meu sistema de teste, isso levou apenas alguns segundos para ser concluído e, em seguida, uma bela tela de conclusão aparece confirmando que todos os problemas foram resolvidos.

Embora esta seja uma adição muito boa ao CCleaner, acho que seria justo dizer que esta ferramenta está ajustada para facilidade de uso em qualquer coisa de profundidade real. Claro, ser fácil de usar é ótimo para usuários de PC menos confiantes, mas acho que vale a pena aprender sobre o resto do CCleaner se você puder, pois há muito mais valor em usar as outras ferramentas de limpeza personalizadas se você se sentir confortável em fazê-lo.
Limpeza do Registro, Inicialização e Plug-in
Nesta seção, examinarei a ferramenta de limpeza do Registro, o otimizador de inicialização do Windows e a funcionalidade de limpeza do plug-in do navegador no CCleaner.
Curiosamente, enquanto algumas outras ferramentas de limpeza de PC incluem a limpeza do registro como parte das principais ferramentas de limpeza, o CCleaner optou por torná-la uma ferramenta autônoma dentro do aplicativo.
Uma vez aberta (no menu principal à esquerda), a ferramenta de limpeza do registro nos permite especificar quais partes do registro devem ser limpas e quais devem ser deixadas de fora (como pode ser visto na lista de caixas de seleção abaixo ). Uma verificação do sistema pode (opcionalmente) ser executada antes que a limpeza ocorra e isso gerará um relatório de qual estado o registro está e o que poderia ser limpo.

Como pode ser visto acima, a ferramenta Registro nos mostra todas as entradas que acredita que devem ser limpas, também nos permite fazer um backup do nosso registro antes da limpeza, caso o processo de limpeza possa causar problemas de estabilidade do sistema.
Depois de optar por fazer backup do registro (ou não), quando solicitado, podemos limpar cada entrada uma a uma ou clicar em “Corrigir todos os problemas selecionados” (como é visto abaixo) para corrigir todos os problemas do registro automaticamente.

Com esta limpeza completa, há muito pouco mais na ferramenta de limpeza do Registro, não parece que essa ferramenta possa ser automatizada, o que significa que é uma parte do CCleaner que deve ser executada manualmente de tempos em tempos, embora, na minha opinião, essa limpeza do registro ferramentas geralmente têm muito pouco efeito em sistemas (principalmente) saudáveis de qualquer maneira.
Em seguida, vá para o otimizador de inicialização, que se encontra no menu “Configurações” na seção “Inicialização” conforme a imagem abaixo:

Como pode ser visto acima, o limpador de inicialização nos mostra todos os aplicativos configurados para iniciar automaticamente quando o próprio Windows o faz. Embora possa ser útil ter algumas ferramentas iniciadas automaticamente (como um antivírus), outras geralmente são desnecessárias e só contribuem para desacelerar ainda mais o sistema.
Para desativar (ou reativar) qualquer um dos itens de inicialização na lista, basta clicar duas vezes na entrada e isso alternará entre ser ativado na inicialização e desativado.
Além disso, essa mesma ferramenta (através das guias na parte superior da janela) pode ser usada para ativar ou desativar outras coisas, como tarefas agendadas do Windows e entradas do menu de contexto (o que pode retardar a abertura do menu “clique com o botão direito” se você tiver muitas entradas nele).
Por fim, outra ferramenta muito útil, novamente no menu “Configurações” ao lado da ferramenta “Inicialização”, é a ferramenta “Plugins do navegador”.

Como pode ser visto acima, esta ferramenta nos permite ver (e remover) facilmente quaisquer plugins, de relance, incluídos em qualquer um de nossos navegadores. Isso pode, é claro, ser feito manualmente dentro dos próprios navegadores, mas ter essa ferramenta facilita a visualização da lista completa e a desativação é tão simples quanto clicar duas vezes na extensão (e, opcionalmente, clicar no botão “Excluir” para remover permanentemente).
Configurações avançadas
Neste ponto, vimos algumas das principais ferramentas de limpeza disponíveis no CCleaner Pro, além dessas ferramentas principais, também temos acesso a várias ferramentas menores usadas para tarefas de limpeza muito específicas. Essas ferramentas menores e mais específicas incluem “Desinstalar”, “Atualizador de software”, Disk Analyzer”, “Duplicate Finder”, “Restauração do sistema” e “Drive Wiper”.
É bastante auto-explicativo o que a maioria dessas ferramentas menores faz, como tal, em vez de olhar para todas elas uma por uma, vou apenas escolher algumas das ferramentas mais interessantes para o restante desta seção.

Começando com a ferramenta “Duplicate Finder” (como pode ser visto acima), o CCleaner pode ser usado para escanear arquivos no sistema e identificar qualquer um que seja duplicado um do outro. É claro que pode haver casos em que manter arquivos duplicados seja válido, mas na grande maioria dos casos esses arquivos podem ser excluídos para ajudar a liberar mais espaço em disco.

A ferramenta “Software Updater” também é uma adição muito útil ao CCleaner (como pode ser visto acima), esta ferramenta tentará baixar e aplicar automaticamente atualizações para qualquer aplicativo instalado. Claro, isso não funcionará para todos os aplicativos, mas para aqueles que são de uso gratuito e amplamente disponíveis, isso pode economizar muito tempo, ajudando a manter tudo atualizado em um PC.
Finalmente, na parte inferior do menu principal do CCleaner, vemos a página “Opções”, aqui estão as configurações avançadas, como manter o CCleaner atualizado automaticamente, excluir arquivos e pastas especificados da limpeza e escolher quais contas de usuário do Windows têm acesso ao Cleaner. tudo seja definido.
CCleaner Grátis vs Pro
A funcionalidade de limpeza principal é compartilhada muito de perto entre as versões gratuita e Pro do CCleaner. A principal área em que a versão Pro difere da gratuita é com a adição de uma ferramenta de agendamento e as ferramentas de limpeza automática “Smart Clean” que funcionam em segundo plano para ajudar a manter o PC sempre otimizado.

Outra atualização um pouco menos significativa para a versão pro vem na forma de administração de usuários e a capacidade de selecionar apenas alguns usuários como capazes de gerenciar o CCleaner, ideal para quem trabalha em um PC compartilhado!
CCleaner Pro Security
Embora o CCleaner Pro não inclua nenhuma ferramenta de segurança direta (por exemplo, um aplicativo antivírus integrado), ele apresenta várias ferramentas que podem ajudar a proteger um PC e proteger a privacidade do usuário no processo.
Software antigo e desatualizado é uma grande causa de problemas de segurança em um PC com Windows, mesmo que você não precise de nenhuma das novas funcionalidades oferecidas, omitir a aplicação de atualizações pode significar que você está perdendo patches de segurança importantes que, de outra forma, seriam aplicados . Com isso em mente, as ferramentas incluídas no CCleaner para ajudar a manter os aplicativos amplamente disponíveis atualizados também podem ser uma grande ajuda para manter seu PC protegido.
Finalmente, limpar dados de navegação e cookies antigos pode ter um grande efeito em ajudar a manter a privacidade enquanto navega na web, como tal, executar o CCleaner regularmente (ou automaticamente) também pode ajudar nesse sentido.
Suporte CCleaner (piriforme)
O CCleaner tem uma boa configuração de ajuda e suporte disponível, incluindo extensa documentação online, um centro de ajuda centralizado e um fórum de suporte baseado na comunidade.
Se você precisar de suporte adicional, a equipe de suporte pode ser contatada diretamente pelo centro de ajuda do CCleaner. Mais informações sobre o suporte do CCleaner podem ser encontradas na Central de Ajuda do CCleaner.
Preços CCleaner Pro
O CCleaner Pro custa US$ 24,95/ano para um único PC. Uma licença de 3 PCs também está disponível por $ 39,95 / ano, assim como uma licença de 2 anos / 3 PCs por $ 79,95.
Uma avaliação gratuita de 14 dias do CCleaner Pro também está disponível visitando a página do CCleaner Pro, nenhum detalhe pessoal ou de pagamento é necessário para fazer uso desta avaliação.
Resumo da revisão do CCleaner Pro
O CCleaner tem sido há muito tempo uma ferramenta “ir para” para ajudar a manter os PCs Windows limpos de lixo e funcionando da melhor maneira possível, com esta versão Pro mais recente, o CCleaner, leva as coisas ainda mais longe com vários recursos adicionais do Pro ajudando.
Uma das grandes diferenças da versão gratuita (reconhecidamente ainda muito boa) do CCleaner é a funcionalidade de automação incluída na versão Pro. Depois que o CCleaner Pro for configurado para limpar da maneira que você deseja, as ferramentas de agendamento e “Limpeza Inteligente” podem ser usadas em segundo plano para garantir que o sistema seja sempre mantido limpo e funcionando da melhor maneira possível. De fato, se você já é fã do CCleaner, essa funcionalidade de automação definitivamente vale o custo razoável de uma atualização por si só!
Outras funcionalidades incluídas na versão pro incluem uma versão mais avançada da ferramenta Health Check, a capacidade de configurar ainda mais a ferramenta Smart Clean e a capacidade de limitar o acesso ao aplicativo CCleaner para outros usuários do Windows (potencialmente muito útil em um computador).
No geral, o CCleaner é uma ferramenta de limpeza sólida para começar e esses recursos do Pro servem apenas para torná-lo ainda melhor, especialmente se automatizar o processo de limpeza é algo que você deseja alcançar, muito bem CCleaner Pro!