02/09/2021

Novidades Maya, 3ds Max E MotionBuilder Para 2022 – Análise 2021

Introdução

A Autodesk acaba de lançar atualizações importantes para o Maya, 3ds Max e MotionBuilder hoje, apresentando novas ferramentas criativas e poderosas que aceleram e otimizam os fluxos de trabalho dos artistas. Entre essas atualizações está o plug-in USD muito antecipado para o Maya. Anunciado pela primeira vez no SIGGRAPH 2018 como um esforço conjunto com a Pixar, Animal Logic, Luma Pictures e Blue Sky Studios, o USD agora está integrado no Maya, permitindo que os artistas carreguem e editem conjuntos de dados massivos na velocidade da luz. Os conjuntos de ferramentas de animação, modelagem e renderização do Maya também passam por atualizações significativas, trazendo ainda mais poder, flexibilidade e liberdade criativa para o trabalho diário de artistas profissionais.

Chave De Ativação

Com esta atualização, os artistas maias ganham:

  • Integração perfeita com o USD: a integração  total com o USD permite que os artistas carreguem vários gigabytes de dados em segundos e trabalhem diretamente com os dados usando as ferramentas nativas do Maya. Funcionalidade de referência robusta, fluxos de trabalho de edição de dados não destrutivos e suporte para variantes complexas além do USD aumentam a eficiência e colaboração do pipeline e ajudam as equipes a escalar para fluxos de trabalho de dados de alto volume.
  • Ferramentas de animação poderosas: as  atualizações da ferramenta de animação ajudam os artistas a animar mais rápido e com menos cliques. Um novo Editor Ghosting permite que os artistas vejam rapidamente o espaçamento da animação ao longo do tempo, tornando mais fácil localizar as edições necessárias e como as poses funcionam juntas nas animações. As melhorias no Time Editor, incluindo suporte para reprodução em cache e clipes de animação aditivos, e novos filtros no Graph Editor oferecem aos artistas uma experiência de animação mais suave em geral.
  • Fluxos de trabalho de rigging modernos:  esta atualização apresenta vários fluxos de trabalho de rigging procedimentais e independentes de topologia. Component Tags e Deformer Falloffs fornecem métodos modernos para definir associação e ponderação, bem como compartilhar perfeitamente esses dados entre geometria e deformadores. O extenso conjunto de ferramentas de deformação do Maya também fica maior com os novos deformadores Solidify e Morph.
  • Atualizações de modelagem inspiradas na comunidade:  uma nova ferramenta Sweep Mesh permite que os artistas gerem geometria proceduralmente e ajustem atributos com um único clique. Usando o novo plug-in Game Vertex Count, os artistas do jogo são capazes de estimar com mais precisão como os ativos no Maya afetam seus orçamentos de contagem de vértices no jogo antes de exportá-los para os motores de jogo. Atualizações adicionais aprimoram a experiência geral de modelagem e incluem melhorias de pivô; uma ferramenta de espessura de extrusão atualizada; seleção de laço mais rápida; e aprimoramentos de correspondência, tradução e dimensionamento para fornecer aos artistas um controle preciso sobre as transformações de cena.
  • Renderização rápida e flexível com Arnold 6.2:  Padrão no Maya, o Arnold 6.2 apresenta novos geradores de imagens para mixagem de luz, efeitos de flor e redução de ruído para uma experiência de pós-processamento atualizada. Os benefícios adicionais incluem melhorias de GPU, suporte aprimorado para USD e integração com OpenColorIO v2, permitindo que os artistas aproveitem a implementação nativa do ACES (Academy Color Encoding System) do OCIO e melhorias de processamento diretamente no Arnold.
  • Python 3:  Python 3 é o novo padrão para Maya no Windows, Linux e Mac OS.
  • Primeira experiência aprimorada:  uma experiência de usuário mais rápida e moderna oferece tempo de inicialização reduzido e preferências personalizáveis, melhorias na tela inicial e aprimoramentos no editor de script intuitivo que ajudam os artistas a trabalhar com mais eficiência e maior controle.

Plugin USD para Maya

“Aumentar o suporte para padrões de código aberto é uma grande área de foco da Autodesk em todos os setores da indústria”, disse Jocelyn Moffatt, Gerente de Marketing da Indústria, Entretenimento. “A equipe de M&E colocou um grande esforço em nossa integração com o USD, já que o padrão está se mostrando crucial para a inovação em efeitos visuais e animação, hoje e no futuro. Em todas as ferramentas, nosso objetivo é simplificar as complexidades de trabalhar com enormes conjuntos de dados, ajudar na colaboração entre artistas e estúdios e ajudar as equipes a ultrapassar seus limites criativos, gerenciando desafios técnicos do pipeline. ”

Paul Molodowitch, Diretor Técnico de Pipeline, Luma Pictures, acrescentou: “Na Luma Pictures, acreditamos muito no poder e na utilidade dos projetos de código aberto, por isso aproveitamos a oportunidade para colaborar com a Autodesk em USD para o Maya. Foi um projeto complicado de abordar, pois envolvia unificar o trabalho de duas bases de código separadas e supervisionar as contribuições de muitas outras fontes, mas eles aceitaram o desafio e foram grandes líderes e parceiros – dispostos a dedicar o tempo extra e esforço para se comunicar e cooperar, e manter todos trabalhando no mesmo projeto com o mesmo objetivo, o que realmente lançou as bases para um ótimo produto e uma grande comunidade. ”

As atualizações mais recentes do 3ds Max otimizam os fluxos de trabalho criativos com novos e poderosos recursos de cozimento, modelagem e renderização de texturas, bem como recursos de segurança atualizados projetados para proteger a integridade da cena.

  • Proteção aprimorada contra scripts maliciosos:  as melhorias de segurança fornecidas pelo plug-in Scene Security Tools incluem a Remoção de malware que detecta e elimina automaticamente scripts maliciosos de arquivos de cena e scripts de inicialização. O Scene Script Execution oferece proteção adicional contra scripts maliciosos incorporados aos arquivos de cena do 3ds Max.
  • Eficiência aprimorada do fluxo de trabalho:  para ajudar os artistas a maximizar o tempo e a produtividade, novos aprimoramentos foram adicionados às ferramentas de modelagem populares, incluindo as ferramentas Relax Modifier, Smart Extrude, Slice Modifier, Extrude Modifier, Symmetry Modifier e AutoSmooth.
  • Atualizações de renderização do Arnold:  melhorias no fluxo de trabalho aceleram os processos de renderização, incluindo uma nova janela de configuração de renderização com IU mais rápida baseada em QT; configurações de renderização Quicksilver baseadas em QT mais rápidas e responsivas; e a capacidade de sincronizar as configurações do Viewport bloom com as configurações do Quicksilver. Trabalhando diretamente no Arnold RenderView, os artistas agora podem reacender as imagens usando mixagem de luz, denoise imagens e adicionar efeitos de flor.
  • Melhorias no cozimento para textura:  navegação simplificada e seleção de tipos de mapa preparados permitem que os usuários criem mapas usados ​​com frequência em alguns cliques, sem a necessidade de configurações complexas de materiais.
  • Novos recursos de viewport flutuante:  Todas as viewports flutuantes agora podem ser visualizadas em tela inteira sem uma borda usando um atalho de tecla de atalho simples.

Batedeira Arnold

O MotionBuilder ganha inúmeras atualizações para ajudar artistas e desenvolvedores a trabalhar com mais rapidez e eficiência, sem comprometer a criatividade.

  • Python 3:  Python 3 é o novo padrão para MotionBuilder no Windows e Linux.
  • Melhorias focadas no desenvolvedor:  A ferramenta MotionBuilder Python Command Line foi significativamente aprimorada, abrindo a porta para novos recursos, como processamento de arquivo e renderização a partir da linha de comando. Além disso, a API MotionBuilder foi expandida com base no feedback do desenvolvedor, agora é mais fácil gerenciar várias guias de script no Python Editor e a experiência de inicialização pode ser personalizada para diferenciar entre diferentes projetos e versões de ferramentas.
  • Aprimoramentos de fluxo de trabalho:  uma série de atualizações melhora a experiência geral de animação e reduz o número de etapas que os animadores precisam realizar para alcançar o resultado que desejam. Entre essas atualizações está a capacidade de agora visualizar propriedades reais de rotação do quaternion dentro do Editor FCurve, uma nova propriedade “Adicionar à parte do corpo” que simplifica o processo de enquadramento de chave para extensões de caracteres e atualizações de economia de tempo nos controles de caracteres que reduzem o número de ações necessárias para expandir auxiliares IK ao selecionar efetores individuais.

Maya, 3ds Max e MotionBuilder 2022 estão disponíveis como assinaturas independentes ou com a coleção de mídia e entretenimento da Autodesk.