Índice
Introdução
Autodesk lançou o Maya 2022, uma atualização importante para seu software de modelagem e animação 3D, introduzindo “integração total do USD” e adicionando suporte para tecnologias de pipeline essenciais, como Python 3 e OCIO 2.
Existem também novos recursos em todo o conjunto de ferramentas do Maya, incluindo um sistema Sweep Mesh, novas ferramentas de manipulação de procedimentos, um deformador Morph acelerado por GPU e um novo Ghosting Editor para animação.
A Autodesk também lançou o Create VR, um aplicativo de design de conceito separado para criar formas 3D em realidade virtual e, em seguida, exportar os resultados para o Maya ou outro software DCC.
O Maya 2022 foi lançado como parte de uma série mais ampla de atualizações do software Autodesk Media and Entertainment, junto com o 3ds Max 2022 e o MotionBuilder 2022 .
No momento em que este artigo foi escrito, parecia não ter havido nenhuma atualização para o Maya LT, a velha edição reduzida do software para artistas de jogos, que sempre costumava ser atualizada em paralelo com o próprio Maya.
Maya 2022 já? O que aconteceu com Maya 2021?
Se você está se perguntando sobre o número da versão, com o lançamento, a Autodesk pulou direto do Maya 2020.4 de dezembro passado para o Maya 2022, ultrapassando o Maya 2021 inteiramente.
Isso traz o Maya de volta ao 3ds Max, que é numerado um ano antes do ano civil real.
Ambos os aplicativos são atualizados na mesma taxa – um novo lançamento aproximadamente a cada três meses – então não há atualizações ‘perdidas’ do Maya, apesar da quebra na numeração do cronograma de produtos públicos do Maya.

Integração de pipeline: novo plug-in USD, suporte para Python 3 e OCIO 2
A mudança de manchete no Maya 2022 é a “integração total” do sistema Universal Scene Description (USD) desenvolvido pela Pixar , agora amplamente adotado em pipelines de efeitos visuais e animação de recursos.
O suporte para USD está disponível para usuários do Maya desde 2019 via Maya USD , um plugin de código aberto desenvolvido em conjunto pela Autodesk, Pixar e VFX que abriga Animal Logic, Blue Sky Studios e Luma Pictures.
A principal mudança no Maya 2022 é que o plug-in agora avançou o suficiente para que os binários compilados sejam incluídos no software, em vez de os usuários terem que compilá-lo a partir do repositório GitHub .
A Autodesk o descreve como permitindo aos artistas “carregar vários gigabytes de dados em segundos”, editar os ativos usando as ferramentas nativas do Maya e exportar os resultados no formato USD novamente.
A implementação fornece “funcionalidade de referência robusta, fluxos de trabalho de edição de dados não destrutivos e suporte para variantes complexas além do USD”, embora o suporte para câmeras e luzes ainda seja “muito limitado”.
Ainda há restrições para a criação de fases em USD, manuseio de camadas e suporte para representantes de renderização Hydra. Você pode encontrar uma lista completa das limitações do USD aqui .
A versão também apresenta suporte para dois outros padrões de pipeline importantes: Python 3 e OCIO 2 (OpenColorIO 2), ambos especificados pela especificação CY2021 atual para a plataforma de referência VFX.
Modelagem: o novo aplicativo Create VR permite que os designers de conceito façam esboços em realidade virtual
A maior mudança nas ferramentas de modelagem disponíveis no Maya 2022 é Create VR : um aplicativo de modelagem de realidade virtual separado voltado para o trabalho de design de conceito.
Ele oferece uma alternativa às ferramentas gratuitas de terceiros, como o Medium da Adobe , o Oculus’s Quill ou o Gravity Sketch , e fornece um conjunto de “curvas simples e ferramentas de superfície” para explorar as formas.
Os esboços 3D brutos resultantes podem ser exportados para o Maya ou outros aplicativos DCC.

Modelagem: novo sistema Sweep Mesh e plug-in Game Vertex Count
Dentro do software principal, o novo recurso de modelagem principal é Sweep Mesh , que gera uma malha 3D ao fazer uma varredura em uma seção transversal ao longo de uma curva guia, de maneira semelhante ao modificador de varredura do 3ds Max .
Os usuários podem escolher uma variedade de seções transversais prontas, incluindo polígonos e segmentos de curva, ou usar uma curva de perfil personalizada; e há um conjunto padrão de parâmetros de controle.
Os artistas de jogos obtêm um novo plugin Game Vertex Count que mostra a contagem de vértices que um objeto irá gerar após ser exportado para Unity ou Unreal Engine, ajudando a gerenciar orçamentos de vértices no jogo com mais precisão.
Há também uma série de melhorias de fluxo de trabalho menores para ajuste de pivô, extrusão e transformações de cena, e a seleção de laço agora é mais rápida. Você pode encontrar uma lista completa no changelog online.

Rigging: novo sistema de tags de componentes e mudanças na queda do deformador
Há também o que a Autodesk descreve como novos “fluxos de trabalho de rigging independentes de topologia procedural”.
Um novo sistema de Tags de componente torna possível criar grupos nomeados de vértices, arestas ou faces, como mostrado acima, e então usar expressões para controlar quais deformadores atuam nessas partes de uma malha.
Os grupos são independentes de nós e a associação de tags pode ser modificada em tempo real.
A atualização também muda a maneira como o Maya lida com a queda dos deformadores . As alterações são muito difíceis de resumir, mas devem tornar mais rápido configurar e editar os efeitos de queda.

Rigging: novos deformadores Solidify e Morph
Além disso, há dois novos deformadores: Solidify e Morph.
O Solidify, mostrado na imagem acima, permite definir áreas em uma malha mais resistentes à deformação, como partes rígidas da roupa, como botões, ou as pontas da cauda do monstro.
Morph é descrito como “como uma versão acelerada por GPU” do deformador de forma de mesclagem e pode ser usado para aplicar deformação baseada em forma a uma malha: por exemplo, para animação facial.

Animação: novo Editor de fantasmas, além de atualizações para o Editor de gráfico e sistema de reprodução em cache
Novos recursos de animação incluem o novo Editor de fantasmas , que torna possível controlar a aparência de fantasmas em movimento em uma base global, em vez de ter que editar os atributos de cada um malha individualmente.
Na imagem acima, ele pode ser visto em uso para definir cores separadas para quadros anteriores e posteriores de animação para as bolhas subindo entre os tentáculos do polvo.
O Editor de gráfico obtém um novo Filtro de remoção de pico para limpar dados de animação barulhentos, removendo picos indesejados de curvas de animação da mesma forma que seu homônimo no MotionBuilder .
Uma opção separada de filtro Smooth (Gaussiano) remove automaticamente o jittering e o ruído nos canais de curva.
Aprimoramentos de fluxo de trabalho, novas opções para preservar tangentes de curvas e marcadores de controle deslizante de tempo e um novo modo de mesclagem aditivo para clipes de animação no Editor de tempo .
Além disso, o sistema de reprodução em cache para reproduzir animações interativamente em vez de renderizar Playblasts agora pode ser usado com o Editor de tempo e combinado com a deformação da GPU .
A opção de usar reprodução em cache para simulações introduzidas no Maya 2020 também está ativada por padrão.
Melhorias no comportamento de inicialização e segurança do plugin
Outras melhorias de desempenho e fluxo de trabalho incluem alterações na inicialização .
Além de agilizar a inicialização, o Maya não rouba mais o foco de outros aplicativos, possibilitando a continuidade do trabalho; e agora só exibe sua IU quando for realmente possível interagir com ela.
Agora também é possível sinalizar comandos específicos ou locais de plug-ins para serem bloqueados quando o Maya os carrega na janela Preferências, ajudando a carregar arquivos recebidos de fontes não testadas com mais segurança.
Plug-ins: atualizações para Bifrost para Maya, MtoA e Substance para Maya
Fora do software principal, o plug-in multifísico Bifrost para Maya obtém alguns novos recursos importantes, após uma grande atualização no Maya 2020.4 .
A nova versão, Bifrost for Maya 2.2.1 , torna possível retomar uma simulação de um quadro em cache no disco e melhorar os detalhes na fumaça Aero e nos fluidos gasosos após a simulação.
O plugin do Maya para o Arnold também foi atualizado com o MtoA 4.2.1, adicionando suporte para os novos recursos introduzidos no Arnold 6.2 no início deste ano, incluindo os novos nós de pós-efeitos como o Light Mixer.
De acordo com as notas de lançamento, o plug-in Substance for Maya e o plug-in de integração para a biblioteca mocap Rokoko adicionado no Maya 2020.1 também foram atualizados.
No momento em que este artigo foi escrito, não encontramos detalhes sobre o que mudou, mas iremos atualizar se o fizermos.
Atualizado em 31 de março de 2020 : a Autodesk nos disse que uma série de recursos de atualizações anteriores, incluindo o plug-in de integração Rokoko, foram “incluídos nas notas de versão do Maya 2022 para obter mais visibilidade”, mas que não há alterações no Maya 2022.
Preço e disponibilidade
Maya 2022 está disponível para Windows 10, RHEL / CentOS 7.6-7.9 ou 8.2 Linux e macOS 10.13+. Criar VR está disponível apenas para Windows 10 e requer um fone de ouvido Oculus ou HTC Vive e controladores compatíveis .
O software é apenas para aluguel. Desde o lançamento anterior, o custo das assinaturas aumentou para $ 215 / mês, um aumento de $ 10 / mês; ou $ 1.700 / ano, até $ 80 / ano.
Em muitos países, artistas que ganham menos de US $ 100.000 / ano e trabalhando em projetos avaliados em menos de US $ 100.000 / ano se qualificam para assinaturas do Maya Indie , agora com preço de US $ 280 / ano.