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Os dados qualitativos são muitas vezes subjetivos, ricos e consistem em informações detalhadas normalmente apresentadas na forma de palavras. Analisar dados qualitativos envolve ler uma grande quantidade de transcrições procurando semelhanças ou diferenças e, posteriormente, encontrar temas e desenvolver categorias. Tradicionalmente, os pesquisadores “cortam e colam” e usam canetas coloridas para categorizar os dados. Recentemente, o uso de softwares projetados especificamente para gerenciamento de dados qualitativos reduz muito a sofisticação técnica e facilita a tarefa trabalhosa, tornando o processo relativamente mais fácil. Vários pacotes de software de computador foram desenvolvidos para mecanizar esse processo de ‘codificação’, bem como para pesquisar e recuperar dados.
Introdução
ATLAS.ti ajuda você a obter melhores insights com ferramentas de pesquisa intuitivas e tecnologia de primeira classe. Com o ATLAS.ti 22 você pode realizar tarefas de análise simples rapidamente, ou também realizar análises mais complexas para projetos de pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica até a visualização dos resultados. Aqui estão algumas primeiras impressões:
O ATLAS.ti 8 Windows contém recursos incríveis para auxiliar os pesquisadores na realização de revisões de literatura acadêmica. Ou você está revisando a literatura em um tópico com o qual você já está familiarizado, ou um novo tópico frio sobre o qual você começou a pesquisar, tenha certeza de que os vários recursos do ATLAS.ti poderão ajudá-lo a preparar a revisão da literatura. Este artigo fornece uma visão geral das 15 dicas essenciais divididas em três etapas principais para fazer revisão de literatura usando o ATLAS.ti 8 Windows. As três etapas principais, conforme destacado abaixo, são (1) preparar sua literatura para revisão, (2) examinar a literatura e (3) criar relatórios para a revisão da literatura.
Etapa 1: Preparando a literatura para revisão
Esta etapa envolve a coleta de literatura para fins de revisão e adição da literatura no ATLAS.ti 8 Windows. Este é um passo importante porque o ATLAS.ti serve como uma ferramenta de gestão da literatura para o seu projeto de pesquisa.
Vários formatos de arquivo suportados
Em primeiro lugar, é importante notar que tendemos a obter nossa literatura em vários formatos de arquivo, como textual (por exemplo, .pdf, .doc, .docx, .rtf e .txt) e às vezes em mídia (por exemplo, .png e .jpg). Todos esses formatos de arquivo para sua literatura são suportados para serem importados para o ATLAS.ti 8 Windows como Documentos. Às vezes, acabamos com documentos impressos, como livros didáticos ou materiais de apostila. Podemos digitalizá-los e convertê-los facilmente em qualquer um dos formatos de cópia eletrônica suportados com a finalidade de importá-los para o ATLAS.ti.
Dicas para nomear a literatura
Embora não haja uma regra rígida e rápida sobre a nomenclatura da literatura a ser adicionada ao ATLAS.ti, é sempre recomendável nomear nossa literatura com o máximo de informações possível, principalmente o nome do autor e o ano de publicação. Se desejarmos, também podemos adicionar o título do documento ou o nome da publicação para obter informações adicionais para facilitar a consulta. Isso é significativo especialmente quando estamos gerando o relato textual de nossa leitura no devido tempo.
Exemplos:
- Kristy (2012)
- Davies (2010), Benefícios do Esporte
- John & Smith (2011), Como os esportes ajudam os atletas
Criando projeto o ATLAS.ti 8 Windows
Quando queremos criar um projeto no ATLAS.ti, existem várias opções que podemos escolher. A tabela abaixo resume as opções que podemos usar, dependendo da nossa situação:

Adicionando literatura como documentos
Podemos adicionar nossa literatura como Documentos ao projeto de várias maneiras.
Método 1 – Escolha a guia ‘Início’ e clique no botão ‘Adicionar documentos’. Podemos adicionar documentos individuais ou selecionados (escolhendo a opção ‘Adicionar arquivo(s)) ou todos os documentos em pastas selecionadas (escolhendo a opção ‘Adicionar tudo da pasta’).
Método 2 – No Gerenciador de Documentos, escolha a aba ‘Documentos’ e clique no botão ‘Adicionar Documentos’. As opções a seguir são semelhantes ao Método 1 acima.
Método 3 – Arraste o(s) documento(s) selecionado(s) do seu computador e solte na interface do ATLAS.ti 8 Windows.
Classificação de registros bibliográficos em grupos de documentos
Muitas vezes, descobriremos que a literatura que temos em nosso projeto realmente tem características compartilhadas, como autoria da mesma pessoa, ou no mesmo ano, ou publicada pela mesma revista, ou engajada na mesma metodologia de pesquisa, ou outras características compartilhadas lá fora. Curiosamente, o ATLAS.ti permite o agrupamento dessa literatura em grupos de documentos designados, o que, por sua vez, permite comparar casos cruzados. Idealmente, uma literatura poderia se enquadrar em mais de um Grupo de Documentos, dependendo de suas características (ver figura 2) .

Importando de gerenciadores de referência
Alguns de nós estão acostumados a usar gerenciadores de referências bibliográficas como EndNote, Mendeley, Zotero ou outros gerenciadores, para fins de nossa citação e construção da lista de bibliografias em nosso relatório de pesquisa. Boas notícias! ATLAS.ti 8 O Windows suporta a importação de referências de gerenciadores de referência e o formato de arquivo suportado é .xml. Em outras palavras, precisaríamos exportar todas as referências (ou selecionadas) de nossos gerenciadores de referência para o formato .xml para que possamos importar esse arquivo .xml para o ATLAS.ti como Documentos. Além desse maravilhoso recurso, também podemos personalizar a criação de Grupos de Documentos no ATLAS.ti com base nos atributos das referências exportadas, como nome do autor, ano, tipo de publicação e outros atributos compartilhados (veja a figura 3) .

Passo 2: Passando pela literatura
Uma vez que a literatura esteja devidamente gerenciada no ATLAS.ti 8 Windows, o próximo passo é começar a percorrê-los para entender o conteúdo da literatura e fazer sentido como cada ponto importante se conecta a outro. Essa etapa é importante porque o ATLAS.ti serve como uma ferramenta de gerenciamento para os pontos importantes da literatura, o que ajuda muito no processo de revisão.
Exploração de palavras-chave nos documentos
Ter os Documentos no ATLAS.ti 8 Windows nos permite maximizar o uso dos recursos do software para explorar as palavras usadas em toda a literatura (ou selecionada). Podemos fazer com que o ATLAS.ti execute uma verificação de frequência de palavras em nossa literatura, principalmente para que possamos obter uma visão geral das palavras usadas principalmente em nossa literatura. Podemos optar por visualizar os resultados da frequência de palavras em um formato de lista de palavras (consulte a figura 4) ou um formato de nuvem de palavras (consulte a figura 5) .


‘Auto-codificação’ para visão geral das palavras usadas no contexto
Agora que já temos a ideia geral das palavras usadas principalmente em nossa literatura da etapa anterior, podemos passar para a próxima etapa, ou seja, examinar o contexto em que a palavra ou sequência de palavras é usada. A função é chamada de ‘auto-codificação’, que nos permite pesquisar uma palavra-chave específica em nossa literatura, criar uma citação a partir do segmento em que a palavra é usada (como palavra, frase ou parágrafo) e codificar com um nome de código específico. Também temos a opção de confirmar cada vez que a pesquisa atingir um segmento de nossa escolha, ou codificar automaticamente esse segmento com nossa palavra-chave escolhida (veja a figura 6) .

Codificação dedutiva seguindo uma estrutura
Quando tivermos uma lista específica de códigos a priori para nossa revisão de literatura, recomenda-se adicionar a lista de códigos no ATLAS.ti 8 Windows. Ao adicionar esses códigos, estamos permitindo a codificação dedutiva dos segmentos de texto em nossa literatura seguindo a lista de códigos a priori que identificamos anteriormente (veja a figura 7) .

Codificação indutiva/aberta para ideias emergentes
Às vezes, encontramos novas ideias na literatura que podem ser generalizadas para o contexto de nossa própria revisão de literatura e relacionadas à nossa pesquisa em questão. Em tal situação, estaríamos adotando a codificação indutiva/aberta sobre as ideias emergentes que encontramos na literatura (ver figura 8) . É incrível que o ATLAS.ti 8 Windows atende tanto a codificações dedutivas quanto indutivas de nossa literatura, o que, por sua vez, permite mais flexibilidade de nossa parte para ler e entender melhor nossa literatura.

Visualizando a revisão inteira (ou parte dela)
Também temos a opção de visualizar toda (ou parte dela) a revisão usando a função ‘redes’ no ATLAS.ti 8 Windows. A capacidade de rede avançada e aprimorada do software permite mais espaço e recursos para visualizar nossos trabalhos e criar pensamentos e ideias adicionais ao longo do caminho. Como a exibição das redes é altamente personalizável, podemos alterar ou editar a aparência de nossas redes de acordo com nossas necessidades (veja a figura 9) . Podemos ainda exportar a rede como um arquivo de imagem para uso em editores de palavras ou apresentações.

Revisitando a lista de códigos
Percebendo que é significativo para apresentar as estruturas conceituais e teóricas de nossa revisão de literatura da maneira mais eficaz, o ATLAS.ti 8 Windows também fornece o caminho para revisitar a lista de códigos em nosso projeto. Ao usar o Codes Manager no software, poderíamos então examinar quaisquer semelhanças e diferenças entre os códigos e ver se existem sobreposições ou redundâncias que podemos reduzir excluindo quaisquer códigos ou mesclando esses códigos com outros códigos (consulte figura 10) . A flexibilidade da estrutura do sistema de codificação no software permite um amplo espaço para estarmos sempre no topo de nossa pesquisa, portanto, estaríamos sempre no controle de nosso projeto de pesquisa, embora usando um software de computador para o gerenciamento dos pontos importantes em nossa revisão de literatura.

Fazendo uso da função Memos
Outro recurso incrível que podemos usar no ATLAS.ti 8 Windows é a função memos. É um espaço para ideias, reflexão, interpretação, comentários ou simplesmente qualquer coisa relacionada à revisão da literatura no projeto. Os memorandos nos permitem documentar sempre nosso processo de revisão e manter todas as notas e ideias relacionadas ao projeto em um local central para fácil recuperação sob demanda – o Gerenciador de memorandos! (ver figura 11).

Etapa 3: criar relatórios para a revisão
A terceira etapa na preparação de sua revisão de literatura com o ATLAS.ti 8 Windows é criar os relatórios a partir do próprio software. Você pode criar relatórios textuais ou relatórios numéricos. Esses relatórios serão úteis e servirão como orientação para prepararmos a revisão.
Saídas textuais
Relatórios textuais podem ser criados no ATLAS.ti para uma variedade de elementos, como documentos, cotações, códigos, memorandos (veja a figura 12) . Os relatórios textuais podem ser salvos nos formatos .docx ou .pdf. O uso dessas saídas textuais é principalmente para nos guiar na redação da revisão de literatura.

Tabela de códigos-documentos
Também podemos executar uma contagem de frequência de código, conhecida como ‘Codes-Documents Table’. Este recurso permite mostrar a frequência dos códigos (ou códigos pertencentes a um grupo) entre documentos (ou documentos pertencentes a um grupo) com base em dois indicadores, seja a contagem de cotações (consulte a figura 13) ou a contagem de palavras (consulte a figura 14) de tal(s) código(s) cruzam tal(s) documento(s). Desnecessário dizer que esse recurso nos permite examinar o(s) documento(s) que contém a maior (ou menor) frequência dos códigos, o que, por sua vez, fornece uma rica explicação ou elaboração da literatura em nossa revisão.


Conclusão
O ATLAS.ti 8 Windows contém muitos recursos incríveis para facilitar nosso processo de revisão de literatura, desde a etapa de preparação de nossa literatura para revisão, passando pela literatura e preparando as revisões escritas.