Índice
A versão gratuita oferece dados ilimitados com fortes recursos de segurança, zero anúncios e uma política de não registros. Enquanto isso, os planos premium são bastante acessíveis, tornando esta uma VPN excelente e econômica.
Além disso, é baseado nos EUA e usa o protocolo de encapsulamento IKEv2 . Possui mais de 700 servidores em 27 países e vem com um recurso kill switch.
Nesta [Review] do Atlas VPN, vou apresentar uma visão geral das velocidades de conexão, recursos de privacidade e segurança, plataformas suportadas, quão eficaz é no desbloqueio de serviços de streaming e muito mais.
Velocidade – O Atlas VPN é rápido?
Primeiro, vamos ver como ficam as velocidades de conexão com o protocolo de encapsulamento IKEv2. Usei a versão premium do aplicativo para experimentar o serviço em muitos países ao redor do mundo. Sem a VPN habilitada, o ping de linha de base era de 1 ms, a velocidade de download era de 294 Mbps, enquanto a velocidade de upload era de 314 Mbps.
País | Baixar (Mbps) | Upload (Mbps) |
EUA | 244 | 29 |
Reino Unido | 242 | 42 |
Canadá | 260 | 31 |
Austrália | 139 | 7 |
Holanda | 275 | 17 |
Alemanha | 206 | 42 |
Cingapura | 257 | 16 |
No geral, os resultados são muito bons. A maior desvantagem é a velocidade de upload, que caiu significativamente. As velocidades de download não diminuíram tanto, apenas cerca de 20%. Sem surpresa, os servidores na Austrália tiveram o pior desempenho, já que estão muito longe da minha localização real. No entanto, estou bastante surpreso com o desempenho razoavelmente bom dos servidores de Singapura.
Como sempre, esses testes não devem ser levados muito a sério, pois os resultados dependem de muitos fatores. Mas posso tirar algumas conclusões gerais sobre o Atlas VPN – as velocidades de download não diminuirão muito, mas a velocidade de upload sofrerá um sério golpe .
Teste de privacidade e segurança Atlas VPN
Segurança e privacidade são alguns dos aspectos mais importantes de uma VPN. Portanto, eles devem ser testados e examinados minuciosamente antes de fazer julgamentos sobre como isso é bom ou ruim. Vamos dar uma olhada mais de perto em como o Atlas VPN se sai em relação à concorrência.
Protocolos de criptografia e tunelamento
O site oficial do Atlas VPN e a página da Google Play Store não listam o nível de criptografia. No entanto, após entrar em contato com o suporte ao cliente, descobri que ele usa AES-256 – o mesmo padrão de criptografia que encontramos nas instituições militares e financeiras. Isso é praticamente inquebrável e deve fazer os usuários do Atlas VPN se sentirem muito seguros.
Quando se trata de protocolos de tunelamento, o Atlas VPN oferece IKEv2, que é rápido e seguro. Mais opções de protocolo estarão disponíveis em breve, então os fãs do OpenVPN devem recebê-los eventualmente.
Botão de desligar
O Atlas VPN possui um kill switch para todos os aplicativos. Felizmente, também está disponível na versão gratuita. Como alternativa, os proprietários de Android também podem ativar o recurso nativo “VPN sempre ativa”.
Sem vazamentos de IP ou DNS
O Atlas VPN não tem vazamentos de IPv6, DNS ou WebRTC. É difícil dizer o quão sofisticada é a proteção contra vazamentos, mas minha localização real não apareceu durante nenhum dos testes.
Onde o Atlas VPN está baseado?
O Atlas VPN está localizado nos Estados Unidos e seus Termos de Serviço estão de acordo com as leis do estado de Delaware. Primeiro, a empresa por trás deste serviço foi Peakstar Technologies Inc., que registrou a marca Atlas VPN em 2019. Desde Outubro de 2021, que é parte do Nord Segurança, conhecido por NordVPN e NordLayer produtos.
Em seu comunicado à imprensa, a equipe por trás desta VPN afirma que seu objetivo é “propriedade transparente, uma política de privacidade clara e adesão aos mais altos padrões de privacidade”. Resta saber se essas palavras são verdadeiras, mas uma coisa é certa – um país fundador da Five Eyes não é o melhor lugar para quem se preocupa com a privacidade.
O Atlas VPN suporta torrenting?
Sim, você pode baixar torrents usando o Atlas VPN. No momento, não há muitos países e servidores aos quais se conectar, então você não deve esperar velocidades rápidas em todos os cantos do planeta. Além disso, os recursos de proxy SOCKS5 ou de encaminhamento de porta estão faltando, então provavelmente não é o melhor para suas atividades P2P. Com isso dito, para um serviço gratuito, esta VPN é uma ótima proposta se você deseja fazer torrents anonimamente.
O Atlas VPN mantém registros?
Ter uma verdadeira política de não-logs não é tão comum entre VPNs e encontrar um serviço não pago com um é uma tarefa difícil. Como resultado, o Atlas VPN se destaca da multidão por fazer um registro mínimo , que é necessário para fornecer o serviço e cumprir as leis aplicáveis. O fato de não haver criação de conta na versão não paga fala por si.
A Política de Privacidade declara que a empresa não coleta nenhuma informação que possa rastrear o uso da Internet até você . Além disso, todas as informações são criptografadas, tornando impossível saber exatamente o que você está fazendo enquanto está conectado. Usuários Premium terão apenas que compartilhar seu e-mail, mas os pagamentos feitos via Google Play ou Apple Store não serão anônimos.
Além disso, na Política de Privacidade, afirma-se que o Atlas VPN pode coletar dados do aplicativo, endereço IP, dados do dispositivo (incluindo localização aproximada com base no IP) e a ID do dispositivo para fins de marketing.
Então, há algo que você possa fazer sobre os dados que estão sendo coletados? Bem, os residentes da Califórnia podem solicitar uma cópia de seus dados uma vez por ano. Quanto aos outros, eles podem escrever para o suporte ao cliente e solicitar uma edição ou exclusão total de seus dados. Finalmente, de acordo com as políticas da Nord Security, o Atlas VPN deve obter uma auditoria de terceiros em um futuro próximo.
O Atlas VPN é seguro?
Este provedor tem uma base sólida para se tornar uma VPN verdadeiramente segura de usar. Tudo começa com criptografia de nível militar, um kill switch, protocolos seguros e uma política restrita de não registros. No entanto, neste estágio de desenvolvimento, o Atlas VPN ainda carece de outros recursos de segurança, como um bloqueador de anúncios e malware, um protocolo furtivo ou multi-hop.
O Atlas VPN oferece suporte ao meu dispositivo?
Atualmente, o Atlas VPN oferece suporte a Windows, macOS, Android e iOS . Além disso, uma extensão do navegador para o Chrome está atualmente em desenvolvimento. Infelizmente, não há suporte para Linux. Pessoalmente, espero mais suporte a aplicativos e dispositivos em um futuro próximo, por exemplo, Atlas VPN para Amazon Fire Stick, Kodi, roteadores e várias TVs inteligentes.
Atlas VPN para Android
A versão móvel do Atlas VPN recebeu uma boa quantidade de atualizações ao longo dos anos. A IU permaneceu a mesma enquanto novos recursos foram adicionados. É simples, fácil de usar e semelhante em aparência à versão para desktop.

O painel inferior do aplicativo tem quatro botões – Home, Assistant, Invite Friends e Settings. Além disso, um quinto aparece no meio se você estiver usando a versão gratuita do aplicativo, solicitando a atualização.
A opção Home é onde você controlará a conexão VPN. Você pode clicar no botão enorme no meio para se conectar ao local ideal ou escolher um local de servidor abaixo. Todos os países aparecerão e você poderá rolar por eles e escolher o certo.

Em seguida, vem o Assistente. Aqui você pode experimentar o recurso de monitoramento de violação de dados exclusivo para dispositivos móveis . Basta inserir um endereço de e-mail e o aplicativo fará a varredura em vários bancos de dados. Você verá todos os vazamentos de dados que afetaram você e as informações exatas que vazaram.
Depois disso, você tem a opção de convidar amigos por meio do programa de referência. Faça alguém se registrar usando o seu link, e vocês dois receberão um bônus premium time.

Finalmente, você tem Configurações. A partir daqui, você pode ativar o Safebrowse e o interruptor de eliminação. O Safebrowse é um recurso ainda em desenvolvimento que o protege de entrar em sites maliciosos usando servidores DNS especiais que não resolvem endereços contendo malware.
Além disso, você pode verificar as configurações da sua conta, quanto prêmio você ainda tem e resgatar os códigos promocionais do Atlas VPN. Além disso, no menu Ajuda, você pode encontrar links para suporte ao cliente, guias online, termos de serviço e política de privacidade.
Atlas VPN para iOS
A versão iOS tem poucas diferenças da versão Android. Os aplicativos são praticamente os mesmos, mas este tem ícones mais lisos e arredondados. A App Store não mostra quantas vezes os aplicativos foram baixados, mas a classificação do Atlas VPN do iOS é a mesma do Android – 4,5 em 5.

A única coisa que é exclusiva para iOS está no painel de configurações. Depois de clicar nas opções de segurança, você pode alternar para Melhorar-me. Além disso, as contas premium do Atlas VPN obtêm acesso ao Safebrowse Plus, uma extensão do Safebrowse que também bloqueia anúncios.
Atlas VPN para Desktop: Windows e Mac
O Atlas VPN para PC é visualmente muito semelhante às interfaces Android e iOS. Isso não seria um problema se não estivesse faltando em algumas outras áreas. Por exemplo, o monitoramento de violação de dados e indicação de amigos não estão disponíveis. Além disso, não há diferença entre as versões do Windows e do Mac.

No geral, a versão para desktop não mudou muito ao longo dos anos, ao contrário da versão móvel. Ele fornece apenas se você estiver satisfeito com o mínimo que um serviço de VPN interno pode fornecer. Isso não é tão evidente no celular, mas no desktop, é pouco em comparação com os líderes de mercado. Lembre-se de que alguns deles têm excelentes versões não pagas.
No momento, parece que o Atlas VPN está mais focado na versão móvel do aplicativo, em vez de desktop. Esta discrepância pode ser justificada para um recém-chegado, mas esta VPN já existe há cerca de dois anos. Bem, pelo menos o kill switch e os recursos de desbloqueio geográfico estão disponíveis no desktop.
Preços: planos premium e gratuitos
Atlas Premium tem três opções de assinatura:

Todos os planos vêm com garantia de reembolso de 30 dias e conexões simultâneas ilimitadas. Com o Premium, você também ganha mais locais, melhores velocidades de conexão, suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, streaming UHD e sem anúncios.
Lembre-se de que você também pode experimentar o Atlas Premium sem gastar nenhum dinheiro. Seu período de teste pode variar entre 3 a 7 dias – dependendo da promoção que você encontrar. Você pode estender seu teste ainda mais com o novo programa de indicação – convença seus amigos a se registrar usando seu link e você receberá 7 dias extras de prêmio em sua conta.
Finalmente, você pode simplesmente baixar o aplicativo gratuitamente acessando o site deles e escolhendo sua plataforma preferida. Você nem precisa de uma conta para experimentar.
Visão geral do suporte ao cliente do Atlas VPN
No momento, o Atlas VPN tem apenas algumas opções de suporte ao cliente:
- Perguntas frequentes
- 24/7 e-mail
- Enviando um tíquete
O FAQ pode ser encontrado no site principal e também em seu aplicativo. Ele cobre alguns princípios básicos, mas está longe de ser considerado útil. Na verdade, o FAQ funciona mais como uma introdução ao novo provedor que ainda mantém a maioria de seus truques em sua capa proverbial.
A página de FAQ ainda é bastante árida e nem mesmo fornece um caminho fácil de volta à página inicial. E no celular, a opção “suporte” realmente não faz muito, apenas informa o seu dispositivo e as informações do aplicativo. Infelizmente, encontrar o endereço de e-mail necessário para enviar seu problema depende de você.
Mesmo assim, enviei um e-mail para testar o suporte. Embora tenha demorado algum tempo para receber uma resposta, os agentes foram claros e informativos. Ainda assim, o Atlas VPN já está no mercado há algum tempo e espero ver melhores opções de suporte ao cliente, como bate-papo ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, mais cedo ou mais tarde.
Lista de servidores Atlas VPN
O Atlas VPN oferece mais de 700 servidores em 27 países . Ao escolher os EUA, você terá 7 cidades disponíveis: Nova York, Los Angeles, Miami, Dallas, Nova Jersey, Pheonix e Las Vegas.
Localização | Países |
Europa | Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido |
As Americas | EUA, Canadá |
Ásia e Oceania | Austrália, Hong Kong, Índia, Japão, Cingapura |
África e Oriente Médio | Emirados Árabes Unidos |
A versão gratuita do Atlas VPN desbloqueará apenas dois países para você – Holanda e EUA (Nova York e LA).
Atlas VPN para Netflix
Olhando para as versões não premium do aplicativo, não pude deixar de notar que não há nenhuma legenda “Otimizado para streaming” nos três servidores disponíveis, embora todos os servidores premium a tenham. Depois de executar alguns testes, concluí que você não deve esperar que a versão gratuita do aplicativo desbloqueie as restrições geográficas do Netflix e de outros serviços de streaming.
Certamente isso significa que pelo menos a versão premium funciona com a Netflix, certo? Testei essa teoria mais uma vez e também era verdade – consegui desbloquear as restrições geográficas da Netflix, incluindo a Netflix US, UK e CA (na captura de tela abaixo, estou conectado a um servidor canadense através do Atlas VPN e assistindo Doctor Estranho – um exclusivo do Canadá no momento em que este comentário foi escrito).

Naturalmente, outros serviços de streaming, como HBO, BBC iPlayer, Amazon Prime, Hulu, também funcionaram esplendidamente com a versão premium. No geral, não importa o conteúdo do país que você deseja desbloquear – o Atlas VPN é confiável e uma excelente escolha para entusiastas de streaming.
Review de vídeo Atlas VPN
Se você gostaria de saber como o Atlas VPN se compara ao ProtonVPN , outro excelente VPN com uma versão gratuita interessante, confira o primeiro vídeo abaixo. Como alternativa, dê uma olhada no segundo vídeo para uma [Review] de vídeo aprofundada do Atlas VPN.
Definitivamente um ótimo serviço de VPN
Estou usando o Atlas VPN há algum tempo e certamente atendeu às minhas expectativas. O que eu mais gosto é a maneira simples de usar o aplicativo Atlas VPN no meu telefone, mas mesmo no meu laptop são apenas alguns cliques e você está conectado, o que é ótimo. Além disso, achei o SaveSwap um recurso muito interessante que não tinha visto antes no mercado de VPNs e realmente ajuda quando se trata de garantir sua privacidade online. Bons serviços de VPN, definitivamente vale a pena tentar.
O mais recente é melhor!
Experimente o Atlas e sua atualização mais recente Eu tive problemas antes e agora o kill switch está funcionando para mim. Também me disseram que no futuro eles adicionarão multi-hop, mas não me deram um tempo para quando isso seria adicionado. Lembre-se de que eles são novos, mas uma coisa que tenho a dizer é que eles ouvem os clientes.