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ATLAS.ti oferece várias soluções de análise de dados qualitativos (QDA) para pesquisadores e estudantes que trabalham com dados qualitativos. Nesta análise, você aprenderá como usamos dois produtos ATLAS.ti diferentes – ATLAS.ti desktop e ATLAS.ti Cloud (versão beta) – uma comparação rápida de recursos de cada um e seus melhores usos para pesquisa e pedagogia.
ATLAS.ti Homepage
Como Whitney usou ATLAS.ti Desktop
Aprendi sobre o ATLAS.ti durante meu curso de métodos de pesquisa, quando recebemos uma introdução e uma demonstração do software do Dr. Ricardo Contreras, um dos treinadores sênior do ATLAS.ti e antropólogo e etnógrafo. Fiquei imediatamente impressionado com a capacidade do software de fazer anotações em documentos de texto tradicionais, bem como vídeo, imagens, localizações geográficas e áudio e de fazer conexões dentro e entre milhares de documentos em um único projeto. O software também permite e incentiva a documentação em todos os processos de codificação e análise – recursos muito úteis para projetos de grande escala, bem como teoria fundamentada e outras metodologias de pesquisa indutiva.
Interface ATLAS.ti Desktop com documentos e códigos
Visualização do “gerenciador de código” do ATLAS.ti
Para molhar meus pés e aprender a usar o software, conduzi um autoestudo de minhas respostas à escrita de um aluno para uma apresentação do CCCC sobre práticas de escrita translinguais e anti-racistas. A interface ATLAS.ti e os recursos de codificação eram fáceis de usar e me ajudaram a avançar rapidamente no processo de codificação. Na verdade, gastei muito mais tempo anonimizando e preparando os dados do que no processo de codificação. Embora eu já estivesse trabalhando com os dados que produzi, a capacidade de incluir descrições para cada código me ajudou a me manter preciso durante a codificação e a começar a articular minhas práticas de comentários para a apresentação do CCCC. Para analisar os dados, usei o recurso de análise de comparação de código. Embora o ATLAS.ti tenha claramente tornado esse pequeno projeto de análise qualitativa mais suave e preciso, uma comparação bruta das frequências de código é apenas a ponta do iceberg para o ATLAS. ti. Estou ansioso para explorar mais, particularmente visualizações de dados, codificação de mídia mista e importações do Twitter (veja os exemplos abaixo).
Recurso de importação do ATLAS.ti para Twitter
Dados do Twitter da ATLAS.ti
Como Angela usou a nuvem ATLAS.ti (beta)
Usei ATLAST.ti Cloud (beta) tanto para minha própria pesquisa quanto para uma ferramenta para projetos de alunos. Neste breve vídeo, descrevo algumas das funcionalidades básicas deste software de codificação qualitativa baseado na web, fornecendo as informações de que você precisa para inicializar rapidamente e começar a usar a nuvem ATLAS.ti (beta).https://www.youtube.com/embed/kvbeqCW_55w
Comparação de Capacidades

Usos acadêmicos e pedagógicos recomendados
Use ATLAS.ti Desktop se você for
- um estudioso que deseja codificar facilmente dados de uma variedade de mídias e fazer conexões e gerar teoria através de dados
- um professor que quer treinar alunos de pós-graduação em análise de dados qualitativos
Use ATLAS.ti Cloud se você estiver
- um estudioso que deseja codificar facilmente dados principalmente textuais
- um professor que deseja apresentar aos alunos de graduação ou pós-graduação a codificação, organização, análise e geração de ideias a partir de dados textuais